WWDC2020: Apple anuncia macOS Big Sur, nova do sistema operacional

0
2283

A Apple anunciou também que fez um redesign das principais ferramentas no sistema operativo para computadores da empresa- a próxima versão do macOS chamada Big Sur. O sistema conta com uma interface do usuário revisada e optimizada.

O sistema que traz som redesenhados. Botões redesenhados. O macOS está mudado e vai ter novas opções para controlar o computador de forma rápida, como a luminosidade. Todos os ícones são agora mais nítidos, e além das mudanças, o Centro de Notificação do macOS recebeu uma actualização com a versão iOS, apresenta estilos de interface avançados e de agrupamento. O sistema de widgets do iOS 14 também está disponível no macOS.

O “Finder” também tem novos ícones superiores e a app do email tem mais opções para aceder aos vários controles e não ser necessário aceder à barra de topo do Mac. A aplicação de fotografias também foi redesenhada, bem como quase todas as apps nativas dos Mac.

A outra optimização foi no aplicativo Mensagens para Mac, que agora conta com um selector de fotos nativo e Memoji. O aplicativo Maps também foi actualizado, suportado pelo Mac Catalyst, para partilhar a mesma base de código com o iOS.

Este ano os programadores vão passar a poder customizar facilmente apps para o Mac e as resoluções do MacOS. Vai ser possível customizar facilmente comandos do teclado, tamanho de janelas e outras opões com as quais os programadores lidam para as apps funcionarem em várias plataformas. Tudo isto a pensar nos novos processadores da empresa.

Por fim, este novo MacOS traz novidades para o Safari. À semelhança do que já faz o browser Chorme, da concorrente Google, o Safari vai ter uma base de dados para guardar passwords de vários sites. Além disso, a Apple adicionou ao seu browser novas opções para os programadores poderem adicionar extensões que construíram para outros navegadores neste browser. Entre as novidades está também um tradutor automático dentro do Safari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here