[WWDC] Anunciado o OS X 10.10, Yosemite

298

OSX 10.10 , Yosemite

Como era esperado a WWDC, conferência anual de desenvolvedores da Apple, teve o seu foco no software. Todos estavam curiosos em saber como a Apple iria inovar, aliás, se iria mesmo inovar. As respostas foram dadas, começando pelo novo sistema operativo para Macs, o OS X 10.10, ou simplesmente, OSX Yosemite com novo design, inspirado no iOS.

Para começar, os ícones foram redesenhados, seguindo o padrão do iOS 7. E a interface está mais colorida e mais flat ( ou seja, planos).

O explorador de arquivos do Mac, o finder, sofreu alterações profundas, funcionando de uma forma mais interactiva com todo o sistema operativo.

os-x-yosemite

Usando a mesma abordagem do Windows, o OSX gannhou uma área de notificações bastante semelhante à do iOS7.

os-x-yosemite-central

O navegador da Apple, o Safari também foi reformulado:

  •  Todos os controles se concentram em apenas uma linha.
  • Abertura de abas anónimas ao mesmo tempo que as abas convencionais, sem interferir na sua navegação.
  • Melhor organização de abas abertas

Com o novo SO, Yosemite, a Apple trouxe o iCloud Drive, que sincroniza arquivos entre dois computadores diferentes.Este serviço será compatível com o Windows (uma tentativa de competir Dropbox ou Google Drive, Box, entre outros) .

Uma funcionalidade que chamou a atenção: integração entre Macs, iPhone e iPad

A Apple investiu na “continuidade” entre dispositivos. Por exemplo, podemos  começar a ler no Mac e continuar a leitura no iPad de uma forma fácil. O segredo por detrás desse “milagre” é um recurso chamado de Handoff: com um dispositivo iOS associado ao seu computador, partilhar informações (fotos, vídeos) clicando apenas em um botão. E a integração acontece de duas vias, dando a chance de continuar no Mac o que começamos a fazer no dispositivo móvel.

os-x-yosemite-continuity

A integração entre iPhone e o Mac atingiu um outro nível, com o recurso AirDrop, que agora funciona entre todos esses dispositivos. Isso fará com que, no OSX 10.10,  seja possível enviar e receber SMS e chamadas telefónicas pelo próprio computador. Isso sem utilizar um aplicativo extra e ainda por cima de graça.

[Fonte]: The Verge