Zaire: Soluções tecnológicas aceleram registo eleitoral oficioso

0
793

As soluções tecnológicas, nomeadamente a substituição de tabletes por computadores portáteis, têm revolucionado os Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), em Mbanza Kongo, província do Zaire, de acordo com as palavras de Mateus Alberto Malungo,  director municipal dos registos e modernização administrativa.

Segundo o diirigente, anteriormente eram atendidos perto de 150 cidadãos por dia nos BUAP instalados no município sede, mas agora pelo menos trezentos utentes são atendidos, dando conta que os equipamentos anteriores criavam inúmeras dificuldades aos funcionários e que a adoção dos meios tecnológicos têm sido uma mais valia.

De acordo ainda com o que é revelado por Mateus Alberto Malungo,  mais de 15 mil pessoas é o número de cidadãos que já efectuaram a actualização do seu registo eleitoral ou adquiriram o seu cartão de munícipe nos seis BUAP disponíveis a nível do município de Mbanza Kongo, desde o início do processo (Setembro de 2021) até a presente data, e onde a meta prevista, segundo o responsável, é de 28 mil utentes até o término do processo previsto para finais de Março do presente ano.

MAIS: MAT disponibiliza plataforma que permite saber onde vais Votar

Para isso, esta meta será alcançada com a disponibilização dos 14 computadores portáteis de última geração, que substituíram os tabletes que, amiúde, provocavam desconexão com a rede e o sistema informático.

Mateus Alberto Malungo falava à margem da visita de uma delegação do secretariado provincial da UNITA, encabeçada pelo seu responsável, Pedro Francisco Tanda, que constatou o funcionamento dos BUAP da sede municipal de Mbanza Kongo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui