Uma vitória para a humanidade, Robot “Curiosity” aterra em Marte e envia primeiras imagens

2
1801

curiosityUma madrugada para não se esquecer, um “robot”, do tamanho de um carro  robótico pousou em segurança na superfície de Marte.

Touchdown confirmado“, assim enfatizou Allen Chen, o engenheiro na sala de controle, fazendo uma analogia ao máximo número de pontos marcados num jogo de futebol Americano.

Algum tempo depois, a primeira imagem feita directamente de Marte apareceu,  imagem a preto e branco de 64×64 Pixels mostrava uma parte do robot e o horizonte de Marte. Depois de alguns minutos outra imagem de alta resolução apareceu, o que suscitou outra grande comemoração dos cientistas.

O robot de 4,1 Biliões de dólares teve uma jornada interessante para pousar em Marte.

O desembarque foi feito depois dos técnicos executarem remotamente um conjunto de manobras extremamente complexas,numa sequência perfeita: a cápsula contendo o “Curiosity” entrou na atmosfera Marciana, o pára-quedas abriu, os motores de foguetes disparados, o robot foi reduzido e, finalmente, o “Curiosity” estava no chão.

imagem marte curiosity robot
Primeira foto tirada em Marte… [Via: NASA TV, Reuters]

Durante a primeira semana,o robot vai implantar a sua antena principal, levantar um mastro contendo câmeras, um laser de vaporização e outros instrumentos, em seguida vai tirar a sua primeira foto panorâmica dos arredores.

O robot é alimentado por electricidade gerada à partir do calor de um pedaço de plutônio, então ele terá energia suficiente para explorar os 96 quilómetros de largura da cratera onde aterrou.

Uma vitória para a ciência, uma vitória para a humanidade.

Para quem quiser acompanhar em tempo real esse projecto da NASA, tempo real, ou a conta oficial do Curiosity no Twitter (sim, o robot tem uma conta oficial)

[Fonte]: NY Times

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim senhora. A NASA sempre a surpreender com suas conquistas. Grande vitória para a humanidade.
    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here