5 modelos de negócio de internet que funcionam em Angola

0
5877

Nas nossas pesquisas pela “grande teia” internet, encontramos um artigo interessante que faz uma listagem de alguns modelos de negócio que têm funcionado em Angola. Em certa ponto do artigo, há uma referencia a um tal de “Menos Fios“, acho que conhecem…

O artigo é de autoria de Sousa Gaspar e foi publicado originalmente no site oficial Associação Startup Angola . Sem mais delongas, deixamos aqui o artigo completo.
_______________________________________________________________________________________________

5-negocio-que-funcionam-em-angola

Olá caros leitores do startup angola!!!

Nos últimos 3 anos notei um facto interessante. As pessoas começaram a interagir melhor com a internet. Com o advento das redes sociais, a internet deixou de ser (como era comum pensar) coisa de pessoas chick’s e intelectuais. Mas apesar desse cenário esperançoso para empreendedores digitais surge ainda uma questão. Será que os negócios de internet já funcionam mesmo? Nesse artigo procurei responder essa pergunta com uma lista de 5 tipos de negócios que efectivamente já funcionam.

1. E-commerce

Este modelo de negócio super popular a nível mundial também funciona em angola. É verdade! não quero apresentar provas teóricas, mas mostrar sites que já funcionam de verdade, e se desejar comprovar, basta clicar e solicitar o respectivo serviço. Bom, quero primeiramente deixar claro que muitos das afirmações apresentadas aqui são baseadas na minha experiência pessoal e de amigos.

http://www.casacon.com uma loja on-line bem completa onde pode encontrar de “tudo um pouco”, desde mobiliário para lar até um simples skate para diversão.

http://www.kompletus.com certamente a mais conhecida no mercado de e-commerce angolano. Não é tão grande quanto a casacon, mas tem uma boa variedade de produtos. É ideal para comprar produtos como livros, games e perfumes.

Essas lojas suportam várias formas de pagamentos inclusive transferências nos bancos locais.

 2. Facebook commerce

Só arranjei um nome chick para classificar esse tipo de venda que é cada vez mais popular em Luanda e algumas províncias. Trata-se de empresas e pessoas que vendem seus produtos e/ou serviços usando perfis ou páginas do Facebook. E isso funciona mesmo? Sim funciona e eu confirmo. Já comprei alguns artigos tal como capas de iPhone e coisas parecidas. Abaixo segue um exemplo perfeito do que falo aqui.

www.facebook.com/atelierde.sonhos.7 empresa da empreendedora de sucesso Silvia Figueiredo,  que se dedica a criação de kit’s decorativos personalizados para festas. Mais detalhes, a própria página explica muito bem com os trabalhos postados lá.

Funciona assim: todos os contactos com os clientes são feitos por meio do perfil. Inclusive as amostras da arte final. Quando o cliente aprova a amostra, faz o pagamento de 50%. A posterior, São feitas as impressões e cortes do itens decorativos e no final segue a entrega (Estafeta) e o resto do pagamento.

3. Blogging Profissional

http://www.platinaline.com/ indiscutivelmente o maior portal de informação oficial de artistas famosos de Angola. Certamente o portal que mais mostra (vende) publicidade nacional na internet.

http://www.menosfios.com já é uma referencia obrigatória quando se trata de informação local sobre tecnologia e afins.

Esse modelo de negócio funciona na maioria dos casos com venda de publicidade segmentada e posts patrocinados.

4. Delivery

http://www.sandwichangola.com/ site bem gostoso de venda de amburguers, bifanas e parecidos. Super funcional e eficiente (minha experiência). Você pede pelo site, eles ligam para confirmar e depois de alguns minutos (varia de acordo o local em que se encontrares) a sua encomenda lhe encontra! O pagamento é feito na hora que recebes a encomenda.

http://www.simchefe.co.ao Um serviço de delivery bem inovador. Eles têm contacto com vários restaurantes da cidade de Luanda e se você desejar alguma refeição de algum dos restaurante que eles têm acordo, basta encomendar que eles trazem a refeição até você :-) . O serviço ainda é meio caro (As taxas de entregas variam de 1000Kz à 2.500Kz) mas vamos esperar que as coisas melhorem.

Em resumo, quero dizer que você que anda com aquela ideia que acha não funciona por ser baseada em internet, já pode tirar da mente e pôr na prática. Não garanto que vai funcionar na pleinitude, mas vale a penas tentar. Afinal você não perde nada por isso e ainda corre o risco de ser mais criativo, explorar novas soluções e quem sabe ganhar muito dinheiro.

 5. ?

Que modelo você acha que poderá ser o quinto? Deixe sua proposta como comentário :-)

E ai? Gostou? Quais são os outros modelos de negócio que achas que dá certo? Deixe abaixo seu comentário e partilhe com os seus amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here