A explosão do e-Commerce em Angola

6899

eCommerce Angola

Há alguns anos, o e-Commerce, ou melhor, as compras online em Angola não eram um negócio tão difundido. As pessoas olhavam para o negócio com bastantes dúvidas, um “local” onde poderiam ser facilmente enganados, um negócio menos sério do que uma loja física. Lembro-me que encontrei a loja “Kompletus”, quando ainda escrevia para o, semi-extinto, ultracognitivo.com e procurei falar com o homem por detrás da ideia, para perceber o que o levava a investir num mercado “tão perigoso” em Angola. A verdade é que ele tinha uma visão, que está a se concretizar nos últimos meses.

É fácil confirmar a afirmação anterior com os seguintes factos:

Todos estes serviços estão agora em funcionamento e a apostar fortemente no comércio electrónico, oferecendo um sonho semelhante: comprar sem sair de casa.

Por que motivo os sites de e-Commerce farão sucesso nesta altura?

As cidades de Angola (Luanda em particular) estão a ter um trânsito caótico, perde-se muito tempo ao se movimentar de um ponto para outro. Os utilizadores aos poucos vão fazendo um cálculo do custo/benefício do produto. Por exemplo, podemos economizar 1000 Kz em combustível desde a zona Sul ao Centro de Luanda se comprarmos um item online com entrega gratuita, geralmente a loja adicionará uma taxa inferior a 1000 Kz pela entrega,

Comodidade: não precisar de ficar na fila para confirmar se certo produto está em estoque. Numa loja online basta clicar para saber se o produto está disponível ou não.

Pagamento na hora da entrega: se bem que a maior parte dessas lojas permite que seja feito o pagamento prévio, via transferência bancaria, o método preferencial tem sido o pagamento com o cartão de débito (cartão multicaixa), deixando assim os compradores mais confiantes.


 

Em breve traremos aqui reviews sobre as vantagens de cada uma das lojas… fiquem atentos.