A nova rede social Clubhouse é bloqueada na China

0
1080

O aplicativo de mensagens de voz Clubhouse foi bloqueado nesta 2ª feira (8.fev.2021), na China, depois que várias salas de conversas da plataforma foram palco de temas sensíveis ao governo, como a democracia em Hong Kong ou a relação China-Taiwan.

O uso na China do aplicativo que permite que os seus usuários, habilitados por convites, escutem e participem de debates ao vivo, livremente moderados, em “salas” virtuais, durou apenas uma semana.

Os usuários de Pequim, Xangai, Wuhan e Guangzhou relataram erros de sistema ao acessar a plataforma. Ao tentarem utilizar o aplicativo, uma notificação aparecia a dizer que ”uma conexão segura com o servidor não pode ser feita”, tipo de um erro comum que ocorre quando os reguladores chineses bloqueiam um site.

Criado em maio de 2020, o Clubhouse conseguiu por pouco tempo se esquivar dos censores e atraiu multidões de internautas chineses, principalmente após a participação do bilionário americano Elon Musk numa conversa sobre o aplicativo no início do mês.

Na China, onde até então passava despercebido, o aplicativo também teve um “boom” repentino. Os chineses poderiam baixar o aplicativo nas lojas da Apple no exterior, já que a plataforma não está disponível na versão chinesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here