A próxima geração da tecnologia SSD da Intel já está pronta

0
2148

Depois de muito tempo a espera, A próxima geração da tecnologia SSD da Intel está finalmente pronta e é realmente, muito rápido. Isso graças ao trabalho desenvolvido pela A Intel e a Micron Technology.

A Intel e a Micron Technology estiveram a trabalhar em uma tecnologia de memória de nova geração desde o ano de 2012, ela foi denominada 3D XPoint, e é absurdamente rápida. Uma boa maneira de pensar nisso é como um compromisso entre a velocidade de DRAM e a capacidade de armazenamento flash tradicional.

Ao contrário da RAM, a tecnologia 3D XPoint não é volátil (não perde o que está armazenando quando está desligado), e é cerca de quatro vezes mais denso. É mais caro por gigabyte que o flash NAND, a tecnologia actual dentro dos SSDs  é mais rápido em quase todas as formas possíveis, especialmente quando se trata de latência e leitura / escrita de pequenos bits de dados.

A Intel já esta a vender o seu primeiro produto com a nova tecnologia: o Intel Optane SSD DC P4800X de 375GB. É um slot PCIe que custa 1520 USD, que funciona com o mesmo padrão NVMe que é popular para SSDs tradicionais actualmente.

Em alguns meios, a tecnologia 3D XPoint esta a ser denominada como o novo rei. Embora seja principalmente apenas para a empresas até ao momento, mas que poderá exigir algumas mudanças no software para ser utilizado ao máximo, e não vai destruir o mercado das NAND ou RAM mercados em breve, mas de certeza é bom existir esse tipo de concorrência.

Conheça ainda o primeiro dispositivo portátil do mesmo segmento da Western Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui