AAPSI activa novo nó do Angola IXP para melhorar comunicações entre operadores

1
1399

Um IXP (Internet Exchange Point) é um ponto de intercâmbio que permite a interligação de redes autónomas bem como a troca de tráfego de  dados e conteúdos entre elas, e o Angola IXP não foge a regra, pois é uma plataforma única para que os participantes compartilhem rotas e informações dentro do País.

A AAPSI (Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet) em parceria com a ITA (Internet Technologies Angola, S.A), operadora de telecomunicações, activaram hoje o novo nó de interligação de Internet de Angola, designado Angola IXP.

O novo nó de ligação do Internet Exchange Point da AAPSI, além  de contribuir na construção de uma infra-estrutura de comunicações robusta no país, melhora o intercâmbio, a interligação e troca de dados entre as redes de operadores e entidades que disponibilizam conteúdos digitais, proporcionando à comunidade de Internet em Angola excelentes condições de alojamento, segurança e conectividade para o nó Angola IXP. Para a AAPSI, é uma oportunidade que veio melhorar as condições de comunicação entre os operadores de telecomunicações, e que trará benefícios técnicos e económicos para Angola e em toda a comunidade da Internet, afirma o Eng Silvio Almada, Presidente da AAPSI.

 

A característica de partilha de rede subjacente ao novo IXP trará benefícios técnicos e económicos para a comunidade da Internet e para Angola em geral, como a dinamização da conectividade, maior capacidade e redundância para as ligações nacionais  e internacionais. Pré-requisitos essenciais que contribuem com o objectivo da transformação de Angola em HUB de dados em África.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here