Google e Microsoft unidas para desenvolver mais apps na web do Android

2
2379

A Microsoft uniu-se com o Google para ajudar a trazer mais aplicativos usados na web para dispositivos Android através da Play Store. Visto que, ambas partilham da mesma plataforma (o Chromium) para basear o código-fonte dos seus programas e contribuem em conjunto para a melhoria do projecto.

Essa união fará com que os aplicativos criados com a ferramenta PWABuilder da Microsoft usem o utilitário e a biblioteca Bubblewrap do Google para aproveitar os novos recursos, incluindo um novo padrão para atalhos da Web, notificações push mais profundas e personalizações visuais.

Como se sabe, muitas das aplicações e serviços mais populares nos dias de hoje são baseadas na web, concebidas para que possam cobrir o maior numero de bases, até mesmo em navegadores web móveis. Mas isto não os torna Progressive Web Apps (PWAs) com um clique, pois têm de se integrar adequadamente com as características especificas do sistema operativo (SO) subjacente.

De acordo com a Microsoft, os aplicativos da Web devem se adaptar aos smartphone, simplificando a vida dos usuários. Os recursos expandidos não devem exigir muito mais esforço para serem implementados

Assim, os PWAs empacotados para a Google Play Store poderão suportar atalhos web que permitam aos utilizadores saltar directamente para secções especificas ou partes da aplicação web. No windows, esses atalhos aparecem como listas de saltos quando se clica com o botão do lado direito do rato no ícone na barra de tarefas. Esta mesma lista irá aparecer no Android quando se mantém premido o botão do ícone da aplicação.

A Microsoft ganha por fornecer aos desenvolvedores mais motivos para usar as suas ferramentas, enquanto a Google atrai mais desenvolvedores para o seu ecossistema, que cria aplicativos da Web compactíveis com Android que funcionam directamente no sistema operacional, e não apenas através do navegador.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here