África reúne-se em apoio ao Dia da Internet mais segura

510

O Facebook e mais de 20 organizações não governamentais e agências oficiais da RDC, Gana, Quénia, Nigéria e África do Sul estiveram reunidos em apoio ao Dia da Internet mais segura nesta terça-feira (6) de Fevereiro.

O tema deste ano foi “criar, conectar e compartilhar o respeito, uma internet melhor começa com você“. Várias empresas, incluindo o Facebook e o Google criaram parcerias com organizações que apoiam a causa.

Akua Gyekye, gerente de política pública do Facebook para África, disse: “todos os dias, milhões de pessoas em toda a África vêm ao Facebook para falar sobre seus momentos especiais e para se manterem conectados com as pessoas que se importam. Reconhecemos o papel importante que desempenhamos na criação de uma comunidade online melhor e mais segura para todos “.

Hans Martens, gerente de programa de cidadania digital da European Schoolnet e coordenador da rede Insafe disse que o Dia da Internet mais segura é uma oportunidade fundamental para ampliar sua mensagem de uso.

“Crianças e jovens têm o direito de aproveitar e beneficiar de todos os aspectos positivos que as tecnologias digitais oferecem, também têm certas responsabilidades, assim como todos aqueles que as apoiam em suas experiências online”.

Yury Fedotov, director executivo do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime (UNODC) disse que o Dia da Internet mais segura é um dia adequado para reflectir sobre como a internet é uma ferramenta para a paz, a liberdade de expressão e a prosperidade econômica. Ele disse que a internet é um instrumento que está a aproximar o mundo, no entanto, juntamente com os tremendos benefícios que trazem riscos.