[AfricaCom 2018] Nokia e Rain implementam rede 5G na África do Sul

590

Durante o 2º dia da AfricaCom 2018, A Nokia anunciou a sua investida para a aplicação do padrão 5G em África, tendo colaborado com a operadora sul-africana “Rain“, para o lançamentos dos serviços 5G. A operadora Rain apresenta-se como provedora de serviços de dados apenas. O lançamento e a implementação subsequente da rede 5G estão bem alinhados com a estratégia do governo Sul Africano de conectar as pessoas não conectadas, melhorar a vida dos cidadãos e corresponder ao objetivo principal da operadora “Rain” de fornecer internet de banda larga acessível às massas na África do Sul.

A implantação total da rede está programada para começar no primeiro trimestre de 2019, e os serviços devem ser lançados em meados de 2019, quando os dispositivos baseados em padrões 5G NR estiverem disponíveis no país. A operadora está em uma posição única para oferecer 5G já que eles já têm acesso ao espectro 5G.

Como um dos primeiros a adotar o 5G, a Rain irá lançar a tecnologia na África do Sul, à frente de muitos outros países globalmente. Durante o lançamento, a Nokia e a Rain mostraram o impacto do 5G e como ele pode fornecer até mesmo locais remotos acesso a educação de alta qualidade. A sala de aula do futuro abrangerá a tecnologia de realidade virtual executada em redes 5G para dar aos cidadãos sul-africanos acesso à educação de classe mundial. Isso não só melhorará o sistema educacional no país, mas também estimulará o crescimento económico.

O 5G promete permitir velocidades mais rápidas, conectividade massiva, duração de bateria de uma década para sensores e redes super-responsivas e confiáveis ​​para os clientes. Isso permitirá experiências de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), veículos sem motorista, monitoramento médico, serviços avançados de automação industrial e muito mais – tudo isso exigindo conectividade de baixa latência.

Marc Rouanne, presidente da Nokia para as Redes Móveis, disse:

“A Nokia tem uma relação de longa data com a Rain, e estamos orgulhosos de trabalhar com a empresa no 5G. A Nokia acredita que o 5G mudará o cenário de conectividade na África do Sul e em todo o continente. Ele conectará os serviços desconectados e reformulados, como educação e saúde, com a introdução de coisas mais conectadas. O 5G é um investimento e inovação chave e a conectividade que oferece é fundamental para a transformação digital. Este é o caminho para abrir novas oportunidades, melhorar a educação e impulsionar o crescimento econômico ”.

Como parte do projeto 5G da Rain, a Nokia implantará sua solução de rede de acesso por rádio AirScale nas regiões de Western Cape, Eastern Cape, Northern Cape, Kwa-Zulu Natal e Mangaung (Bloemfontein). O AirScale oferece uma nova maneira modular de construir redes de acesso de rádio que fornecem serviços com alta capacidade de dimensionamento e baixa latência. A empresa também fornecerá serviços profissionais para a implantação da solução.

Com o acesso existente ao espectro de 5G e o lançamento dos primeiros sites 5G, a Rain está pronta para tomar o mercado de assalto. “A rain orgulha-se de estar na vanguarda da 5G em todo o mundo e de trabalhar com a Nokia e outros parceiros para conectar o maior número possível de serviços de banda larga de alta velocidade”, diz Willem Roos, CEO da Rain.