Airbus Defence and Space vai formar especialistas angolanos para operar o ANGEO-1

1714

A Airbus Defence and Space vai treinar mais de 15 especialistas angolanos para operar o ANGEO-1, o primeiro satélite de Observação da Terra angolano e que vai ser construído no âmbito da visita oficial do Presidente francês a Angola, e onde o mesmo “está nos mecanismos e ações de reforço da parceria e colaboração entre os dois estados”.

A renomada empresa de engenharia espacial francesa vai ainda dar formações académicas nos graus de mestre e doutoramento no domínio espacial, uma ação que busca da continuidade ao programa de construção, reforço e alargamento das competências internas através de programas de transferência de conhecimento e treinamento direcionado.

Em Toulouse, França, por exemplo, em um dos institutos de referência mundial em tecnologias espaciais, ISAE-SUPAERO, 11 engenheiros angolanos foram treinados ao nível de mestrado em áreas como: aplicações espaciais utilizando imagens de satélite, engenharia de sistemas espaciais e gerenciamento de projetos”, disse Mário Oliveira, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, falando no ato de lançamento do ANGEO-1.

MAIS: Angola vai contar com um satélite de Observação da Terra

O ANGEO-1 vai ser construído para promover ainda mais o desenvolvimento do país em muitos sectores diferentes, melhorando a vida dos cidadãos angolanos, construindo capacidades, diversificando a economia e beneficiando um sector muito diversificado.

Além desta, o ANGEO-1, possibilitará ainda que Angola continue a desenvolver ferramentas de apoio a tomada de decisão baseadas no espaço, aumentando assim a eficiência numa variedade de sectores, tanto nos domínios civil, público e de segurança. Isto inclui uma melhor compreensão das origens e impactos das mudanças climáticas na economia, por exemplo, monitoramento da seca, aumento do nível dos mares, recursos hídricos e redução da perda de ativos com ações mais eficazes de preparação para desastres e de resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui