Mais de 250 milhões de mulheres no mundo não têm acesso à Internet

1458

Mais de 200 milhões de mulheres no mundo não têm telemóveis e há cerca de 250 milhões sem acesso à Internet, segundo o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Mesquita Vale.

O especialista que falava no Fórum “Mulheres e Jovens Mulheres na Ciência em Angola” sobre o tema “Importância da Inclusão Digital para a Educação da Mulher e Jovem Mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse que estudos mostram, além da diferença que existe em possuir um telemóvel e o acesso à Internet, haver, ainda, um reduzido número de mulheres que trabalha em serviços tecnológicos e na área de criação de aplicações a nível mundial.

Para Mesquita Vale, a reduzida participação das mulheres nas engenharias e tecnologias de inovação deve-se a fatores diversificados, desde internos a externos, que até agora não foram eliminados.

Por isso, a inclusão para as competências digitais já não são opcionais, mas tornaram-se, absolutamente, essenciais como ler e escrever, pois, elas aspiram de forma direta na redução da pobreza, na qualidade e igualdade de género, do ambiente, bem como na criação de emprego.

Ainda na sua abordagem, o representante da UNESCO sublinha que a inclusão digital das mulheres, vai permitir que elas utilizem as tecnologias como veículo de mudança em múltiplos impactos, como, por exemplo, culturais, sociais, políticos, económicos, ambientais e, sobretudo, na igualdade de género.

Para concretizar as políticas de empoderamento e da estimulação da autoconfiança por parte das mulheres, ressaltou Mesquita Vale, é necessário trabalhar para a inclusão digital, um fator que vai contribuir para a independência feminina, criação de um novo estatuto social, bem como a capacidade de se expressar em público de forma inovadora.

Segundo o representante da UNESCO no fórum que foi organizado pelos Ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a utilização das tecnologias digitais por parte das mulheres é uma forma de trazer resposta aos problemas da sociedade, porque melhora métodos, a maneira de pensar e os serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui