Alerta para o novo golpe de visualizador de mensagens no WhatsApp

673

O WhatsApp é um aplicativo gratuito para a troca de mensagens, embora conte com o uso de criptografia nas conversas realizadas pelo aplicativo, os malfeitores continuam a desenvolver várias formas de implementar os seus golpes.

Há um novo golpe que agora está a circular no WhatsApp, caso o usuário receba um link de um amigo, que incentiva a visualizar as mensagens dos seus contactos, saiba que está diante de um golpe. Basta que o usuário clique no link enviado, será reencaminhado à uma página de serviços de SMS, onde  deverá activar a visualização de conversas.

O ataque, que foi revelado pela empresa de segurança ESET, onde afirma que permitir com que as vítimas visualizem as conversas de seus contactos no aplicativo. É um golpe que tem se espalhado rapidamente pelo WhatsApp.

Após efectuado o golpe, o usuário será levado a realizar inscrições em serviços de mensagens de telemóveis pagos, que podem fazer débitos indevidos em seu nome ou instalar aplicativos falsos que permitem roubar os dados.

Camillo Di Jorge, o presidente da ESET (umas das mais conceituadas empresas a nível de segurança digital), disse que em apenas uma hora, o link afectou mais de 10 mil usuários. O número de tentativas de golpes no WhatsApp aumentou nos últimos meses. Vários ataques foram identificados somente em 2016.

Empresas de seguranças recomendam soluções de segurança nos smartphones de cada usuário. Avaliar sempre a reputação do aplicativo que está a ser instalado no seu aparelho.

Já caiu nesse golpe?