Android 10 será lançado nas próximas semanas

878

Google decidiu encerrar a tradição de nomear as novas versões do Android a partir de refeições e sobremesas, opta por simplesmente rotulá-las por meio da numeração da versão. Assim sendo, “Android Q” passa a se chamar “Android 10”.

O logotipo do Android também está a mudar por questões de acessibilidade. A fonte verde da versão antiga “era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais”, diz o Google.

No seu blog oficial, a gigante das pesquisas afirma que está a melhorar a maneira como nomeia os seus lançamentos. Segundo a empresa, a ideia é oferecer nomes mais simples para proporcionar “acessibilidade”, uma vez que certas sobremesas não existem em todos os países do mundo.

 “Nós ouvimos feedback ao longo dos anos de que os nomes nem sempre foram entendidos por todos na comunidade global. Por isso, resolvemos simplificar […] Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um tão populares em muitas partes do mundo”.

Segundo o Google, actualmente, o sistema operacional está presente em mais de 2,5 bilhões de dispositivos no mundo. Por isso, a mudança no nome tem a ver com o facto de o sistema fazer parte do quotidiano de quase um terço da população mundial.

O desenho da nova logo foi inspirado no robô Android. O nome Android 10 aparece em preto e o robô mostra apenas parte da cabeça, agora em um tom de verde diferente do anterior. O Google informou que começará a utilizar o logotipo nas próximas semanas.

Por enquanto, apesar de anunciar as mudanças, a empresa não confirmou uma data para que o sistema comece a ser distribuído entre os usuários. De toda forma, muita gente acredita que faltou um pouco de criatividade no Google e isso fez a empresa abandonar o uso de sobremesas como nome do software.