Angola abre Semana Mundial do Espaço para celebrar o contributo da ciência e tecnologia

918

Aconteceu hoje(04) a abertura da Semana Mundial do Espaço, sob o lema “Espaço e sustentabilidade”, que vem com o objetivo de celebrar o contributo da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

O evento que contou com discurso de abertura do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, onde deu para abordar a sustentabilidade de dois ângulos: como o espaço beneficia a sociedade e contribui para o desenvolvimento sustentável na Terra e quais são os desafios que temos pela frente para manter atividades espaciais e o ambiente espacial seguro e sustentável.

A Semana Mundial do Espaço 2022 vai de 04 a 10 de outubro, datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemorando acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados-membros da ONU no dia 10 de outubro de 1967.

MAIS: Ministro das Telecomunicações e Tecnologias vai priorizar modernização dos serviços

Segundo o que foi revelado e para despertar o interesse sobre a tecnologia espacial, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) convida as instituições de ensino e a sociedade em geral, tais como instituições públicas e privadas, empresas, centros de ciência e investigação, museus, centros comunitários, rádio, televisão e influenciadores digitais, a realizarem em todo o país, pequenas atividades relacionadas ao espaço e a temática “Espaço e Sustentabilidade”.

A título de exemplo, espera-se um grande leque de atividades que vão ser realizadas durante a Semana Mundial do Espaço, como workshops e palestras ligadas à astronomia; maratona de filmes temáticos do espaço ou ficção científica; exposições temáticas especiais em centros de investigação, museus, escolas, igrejas e centros comunitários; trabalhos manuais e desenhos; galerias de exposição e arte, etc; cursos de curta duração ligados à temática espacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui