Angola Cables assina um acordo com Amlight com foco em investigação cientifica

2802

logo-angolacables_menosfios

Angola Cables empresa nacional de telecomunicações, estabeleceu um acordo com a Amlight (Americas Lightpaths) para uma melhoria de infra-estruturas de pesquisa e educação, o acordo que foi assinado nesta quarta-feira (30) de Novembro, contará com a colaboração do continente africano, os Estados Unidos da América e América Latina, que visa trazer um desenvolvimento de uma rede de internet de próxima geração.

O acordo entre Angola Cables e a Amlight, tem como objectivo principal ligar as comunidades de investigadores e estudantes, bem como ajudar a promover a criação e a partilha de conhecimentos entre os países envolvidos.

António Nunes, director Executivo da Angola Cables, referiu que a assinatura firma o compromisso em apoiar a investigação e a educação entre o continente africano e as Américas,  por intermédio da operação da infra-estrutura de rede de produção para comunicação e colaboração.

É um momento histórico que marca o início da conectividade directa de cabo submarino entre a América Latina e o continente Africano, e que a sua instituição está preparada para começar a operar um novo ponto de intercâmbio internacional aberto para pesquisa e educação em Fortaleza, Brasil, em colaboração com os membros do consórcio Amlight- palavras do director geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Brasil, Nelson Simões.

Nelson Simões, disse ainda que está em curso planos para interligar as comunidades de investigação e educação dos Estados Unidos da América e do continente africano, que por sua vez, vai estabelecer uma conexão de rede de alto desempenho entre o ponto de intercâmbio internacional AMPATH, em Miami, o Angonix, ponto de troca com raiz em Luanda, e o Defined Exchange (SDX) em São Paulo.

A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. O trabalho de técnicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos e o engajamento das empresas são factores determinantes para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de atender às justas demandas sociais de várias pessoas em Angola e no continente africano no seu todo.

Esperamos que este acordo possa trazer benefícios para as instituições de ensino em Angola…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui