16.4 C
Angola
Segunda-feira, Janeiro 19, 2026
Início 5G Angola com várias infraestruturas para prestar serviços financeiros eletrónicos

Angola com várias infraestruturas para prestar serviços financeiros eletrónicos

2306

Angola tem criado vários investimentos nas infraestruturas das tecnologias de informação e comunicação (TIC), permitindo a criação de carteiras móveis, que possibilita o depósito, consulta e levantamento, transferência instantânea de valores e compra de produtos diversos por via telefone.

Essa opinião foi defendida pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Alé Borges, falando na abertura da “5ª Conferência de Transformação Digital“, enfatizado que os serviços de inovação tecnológica na área financeira possibilitam a redução do uso da moeda física.

O dirigente sublinhou que os serviços de inovação tecnológica permitem, igualmente, a extensão em todo o país de operações e comércio em locais em que não existem os serviços bancários tradicionais.

MAIS: Bancos nacionais devem aumentar capacidades da digitalização financeira, alerta BNA 

Pascoal Borges salientou ainda que o crescimento exponencial das TICs no sector permitiu a adoção da capilaridade (movimento ou dispersão) das redes de telecomunicações e do serviços móveis, pelos operadores de comunicações eletrónicas e fintechs.

A adoção de capilaridade das redes de telecomunicações e serviços móveis pelos operadores, sustentou o secretário de Estado, serviu para estabelecer e criar oportunidades de negócios, gerando deste modo novos postos de emprego de serviços.

As TICs, como instrumento de promoção do Governo Eletrónico e da Sociedade de Informação e do Conhecimento, impõem também uma nova atitude na relação de proximidade entre o Executivo e os cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui