Angola conta com mais de 14 milhões de utilizadores de telemóvel

0
991

A administração do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) anunciou nesta terça-feira(17/12), que o país conta actualmente com mais de 14 milhões de utilizadoes de telemóvel e com quase 7 milhões de subscritores de internet.

De acordo com Leonel Augusto, presidente do conselho de administração do INACOM, o sector emprega mais de 7.000 colaboradores diretos e apresenta “distintas oportunidades para o investimento” para o alargamento de “serviços com qualidade” em toda extensão do país.

“Na verdade, se olharmos para esses números, temos de facto aqui uma curva de crescimento com algum efeito a partir de 2016 e este impacto tem muito a ver com a questão de investimento em infra-estrutura”, afirmou Leonel Augusto.

Para o responsável que falava durante um encontro denominado “Café da Manhã com o Regulador”, a instituição dispõe de dois títulos habilitantes para o sector, nomeadamente o Título Global Unificado (TGU) e Licença de Multi-serviços com “inúmeras valências” para o investimento, sobretudo no interior do país.

Com relação a concessão, explicou, um TGU “é quase um cheque em branco, no sentido de que um operador com esse título pode fazer, literalmente, tudo no domínio das comunicações electrónicas, desde o serviço móvel, fixo à televisão por assinatura”.

Leonel Augusto considerou, no entanto, que a actual taxa de penetração dos serviços de telecomunicações “ainda não é suficiente”, defendendo a “redução dos custos dos serviços”. “Temo que baixar o custo dos serviços ou tornar os serviços cada vez mais acessíveis à população. E depois quando olhamos para nos números temos de perceber que a população tem vindo a crescer e o número de subscritores precisa de ser acelerado”, disse.

Por outro lado, o presidente da administração do INACOM entende que com o aumento do número de subscritores dos serviços eletrónicos no país, o sector “precisa ao mesmo tempo de acelerar a cobertura em zonas remotas”.

Licenciamento de Operadores de Serviços de Comunicações Eletrónicas foi o tema apresentado pelo presidente do INACOMórgão tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) angolano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here