26.3 C
Angola
Segunda-feira, Maio 18, 2026
Início Angola governo lança portal de gestão de investimento público

[Angola] governo lança portal de gestão de investimento público

O Sistema Integrado de Gestão do Programa de Investimento Público (SIGPIP), lançado esta segunda-feira, em Luanda, permite maior acompanhamento, controlo e transparência na execução dos projectos do Estado, garantiu a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa.

132

O SIGPIP constitui uma ferramenta estratégica de gestão, concebida para assegurar a centralização, sistematização e monitorização dos projectos do PIP, desde a fase de concepção e execução física e financeira até ao registo definitivo do projecto no património do Estado.

Numa fase piloto, a plataforma vai abranger os Ministérios das Finanças, das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Energia e Águas, Transportes, e Saúde, bem como o Governo Provincial de Luanda e o Gabinete de Obras Especiais.

[Angola] Compras online crescem 98% no primeiro trimestre deste ano

A segunda fase do processo de implementação, a estender-se aos demais órgãos do Sistema Orçamental, decorrerá até ao final do presente exercício económico, mediante a capacitação dos gestores orçamentais, com vista a assegurar o acesso funcional ao sistema a partir de Janeiro de 2027.

Para o Executivo, com a realização deste evento, pretende-se promover um melhor alinhamento estratégico entre os órgãos intervenientes, reforçar a percepção de valor e a compreensão dos benefícios do sistema, particularmente no que respeita à organização da informação, monitorização dos projectos e suporte à tomada de decisão, bem como contribuir para a mitigação de riscos operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui