Angola presente na implementação da Inteligência Artificial nos parlamentos

613

Uma comitiva angolana de especialistas de informática da Assembleia Nacional participaram recentemente no primeiro encontro mundial sobre boas práticas na implementação da Inteligência Artificial (IA) nos parlamentos.

Evento que decorreu em Brasília, capital do Brasil, abordou várias práticas nos parlamentos brasileiro, europeu, italiano, norueguês, bem como estratégias de inovação para os 180 parlamentos da União Inter-Parlamentar (UIP).

Esteve ainda em abordagem a criação de laboratórios de IA e processos para garantir princípios éticos no desenvolvimento de sistemas baseados nesta ferramenta para os parlamentos.

MAIS: Parlamento Europeu aprova lei que regulamenta a inteligência artificial

Adicionalmente, foram criados três grupos de trabalho para a elaboração de um guia mundial de boas práticas para a implementação de sistemas de inteligência artificial nos parlamentos.

O mesmo deverá ser lançado em novembro de 2024, na conferência mundial do Parlamento Eletrónico (e-parlamento).

No final do certame foi revelado que os parlamentos vão usufruir dos sistemas baseados na IA para melhorar a troca de informação entre o Executivo e o Legislativo, eficácia na transcrição de documentos, pesquisa dos arquivos digitais e garantir maior inclusão do cidadão no processo legislativo e interação com os deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui