Uma delegação angolana participou em um encontro da Google que reuniu líderes da comunidade internacional para discutir os desafios da Inteligência Artificial (IA), em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Segundo o que foi revelado, a comitiva nacional foi liderada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que abordou com alguns líderes os desafios desta área.
A ocasião serviu para discutir oportunidades e implicações globais das tecnologias alimentadas pela IA, ao mesmo tempo que explorou como a IA pode ajudar a transformar o trabalho das Nações Unidas e impulsionar o progresso em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
MAIS: Angola fora do Top 10 Africano em preparação para Inteligência Artificial
O evento, realizado domingo, contou com a participação de James Manyika, vice-presidente sénior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade da Google, Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, e Felix Mutati, ministro da Tecnologia e Ciência da Zâmbia, além de outros líderes da comunidade internacional.
A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas que mereceu destaque na Cimeira do Futuro, tendo constado do Pacto para o Futuro, documento aprovado pelos líderes mundiais no segundo dia da reunião que encerrou ontem na sede das Nações Unidas. O tema está referenciado no Pacto Digital, que marca o primeiro acordo mundial sobre a regulamentação internacional da Inteligência Artificial, assim como se baseia na ideia de que a tecnologia deve beneficiar a todos.