Angola vai contar com um Sistema de Pagamento em Tempo Real

2351

Nos últimos tempos o país está a contar com vários sistemas de pagamentos, com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, estamos a falar de serviços como as aplicações bancarias desenvolvidas por cada uma das entidades bancarias, o Multicaixa Express, bem como as demais existentes no nosso mercado.

Independentemente das aplicações/serviços já existentes, a maioria já oferece a possibilidade de se fazer transferências em tempo real, mas o Banco Nacional de Angola está a desenvolver um serviço que permitirá as transações bancárias, efetuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, passarem a ter os valores refletidos nas contas bancárias dos beneficiários no dia seguinte, através do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7.

Segundo o comunicado, o BNA explica que em outubro de 2022 entrou em produção a primeira fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7, que permitiu aos beneficiários de operações de transferências e pagamentos efetuados, com recurso a cartão de débito Multicaixa, passarem a ter refletidos os valores referentes àquelas operações, no dia imediatamente seguinte, nas suas contas bancárias.

Já no dia 13 de janeiro de 2024 entrou em produção a segunda fase do projeto, que permitiu aos beneficiários transferências efetuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, por via de balcões e canais remotos (mobile e internet. A modernização do Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), impulsionada pela dinâmica de novos serviços de pagamentos, assume uma importância crescente na vida quotidiana dos cidadãos e dos agentes económicos, através da disponibilização de produtos e serviços financeiros inovadores.

O Banco Central aponta que, neste contexto, o BNA desencadeou um conjunto de ações, em coordenação com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e os Bancos Comerciais, com vista a aumentar a credibilidade, eficácia e comodidade dos pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui