Angola vai ganhar sistema de monitoramento da seca

1211

O Governo angolano vai lançar no próximo mês um Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola, com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta aos impactos deste fenómeno natural no país.

Com o codinome de Sistema Índice de Estresse Hídrico Agrícola (ASIS), a plataforma tecnológica vai ser lançada num Workshop Nacional e enquadra-se no mecanismo de financiamento do Fundo Verde do Clima (GCF) e conta com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo um comunicado do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o processo de implementação do ASIS se encontra em fase final de calibração, cuja ferramenta está a ser adaptada às condições locais e ao nível das unidades administrativas dos municípios em todo o país.

MAIS: Tecnologia espacial vai minimizar efeitos da seca no sul do país

De informar que uma equipa técnica interinstitucional especializada vai trabalhar com o ASIS, que juntou especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), tutelado pelo MINTTICS, e o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF).

A nota acrescenta ainda que o Governo está, desde janeiro de 2021, engajado na implementação do Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola em Angola, cujo objetivo é produzir informações que permitam monitorar a seca agrícola e gerir os seus riscos no país, usando dados de satélite para detetar áreas cultivadas que possam ser afetadas por este fenómeno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui