Angosat estará em órbita no terceiro trimestre de 2017

1353

No final do Ano 2015, o Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana Rui João garantiu que a construção do primeiro satélite angolano já estava 58 % concluído, mas agora surge a confirmação de quando o mesmo estará em órbita.

Durante a recente visita da comissão interministerial ao Centro de Controlo e Emissão do Satélite localizado no distrito urbano do Sequele, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (José Carvalho da Rocha), garantiu que o Angosat-1 estará em orbita nos primeiros meses do terceiro trimestre de 2017.

O titular da pasta garantiu ainda que o satélite já está pronto mas com pequenos pormenores por serem acertados, assim como o centro de controle que já está terminado, mas estão em formação os especialistas, visto que estão a ser preparados quanto ao ambiente de recepção dos sinais do Angosat-1.

Vale ainda lembrar que, com o Angosat em órbita as operadoras ao invés de adquirirem capacidades em satélites que existem e dominam a nossa região, vão poder fazê-lo localmente no Angosat e com pagamento em moeda nacional.

Com este satélite, os países que estão na região também vão poder adquirir as capacidades no Angosat. Informou-se ainda que, o tempo de vida útil de um satélite é de 15 anos, mas quando este limite estiver para chegar, o Governo tem em perspectiva a derivação de mais um e assim sucessivamente.

  • Anacleto Aida Camuamba Shalom

    Satisfeito com esta notícia, esperamos que melhore e desenvolva as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações (TI). Ebenézer até ajudou o Senho!

  • Fidel Coelho

    Desse jeito veremos um Boom no que tange a expanção e no aumento nas velocidades de internet, se tal nao acontecer será um projecto em vão… Internautas Angolanos ainda não aparecem no mapa mundial quando o assunto é divulgação de videos de altissima qualidade na Internet.