[AngoTIC 2018] 60% dos Bancos Angolanos já aderiram ao novo serviço da EMIS

3703

Actualmente alguns bancos em Angola já permitem depositar e levantar dinheiro sem cartão multicaixa, segundo a EMIS, 60% dos bancos comerciais angolanos já aderiu ao serviço “Levantar dinheiro sem cartão”, por via dos multicaixas, lançado há um mês, em todo o país, pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

A informação foi avançada nesta quinta-feira 21 de Junho de 2018,  pela directora de comunicação e imagem da EMIS, Kátia  Santos, que disse terem o serviços disponível 24 horas ao dia.

Com essa inovação, o levantamento de dinheiro nos ATM pode ser feito sem o recurso de um cartão, permitindo que uma pessoa, mesmo não bancarizada, receba valores monetários.

Segundo Kátia Santos, basta que um utente com cartão dirija-se a um multicaixa, seleccione “outras operações”, escolha a opção “levantamento sem cartão”, seleccionar a opção “novo pedido”, o montante pretendido e introduza um código secreto de três dígitos. Depois desse procedimento, sublinhou, o utente deve confirmar o código secreto e aguardar o talão do pedido onde contém a referência de levantamento.

E aqueles que não têm uma conta bancaria?

Por sua vez, o cidadão não bancarizado pode fazer o levantamento pressionado a tecla “oito” ou “a verde” do teclado do ATM, introduzindo a referência de levantamento dada pelo ordenante do pedido. Depois deve introduzir o código secreto fornecido pelo ordenante e retirar os valores.