AngoTIC 2019: Vice-Presidente garante que investimento nas TICs já é uma referência na SADC

0
1278

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, disse hoje durante a abertura do Fórum Angotic 2019, que os investimentos públicos e privados que concorrem para a melhoria da qualidade de telecomunicações em Angola já é uma refência na SADC.

De acordo com o Vice-Presidente, o Governo tem em curso um vasto programa de modernização no quadro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), investimento que vai permitir, em breve, a chegada do “5G”, após a consolidação do “3G” e do “4G”.

Bornito de Sousa considera que tendo em conta os investimentos na rede de fibra-óptica que liga Angola ao Brasil, bem como todas as iniciativas privadas no ramo tecnológico, contribuem para que Angola comece a destacar-se na SADC em termos de infra-estruturas e qualidade das telecomunicações.

“Vamos continuar a investir na infraestrutura de banda larga, através da fibra ótica, em Abril a Angola Cables completou o cabo submarino entre Cabo Ledo [130 quilómetros a sul de Luanda] e Fortaleza [Brasil], com ligação a Miami [Estados Unidos], a cobertura de satélite [a Airbus está a construir o Angosat-3]. Estamos a melhorar o mundo digital em Angola”, afirmou Bornito de Sousa.

O Vice-Presidente considera que o Fórum Angotic 2019 acontece numa altura em que se impõe cada vez mais a utilização das novas tecnologias para modernizar a prestação de serviços públicos de modo a reduzir a burocracia, bem como assumiu o compromisso de o Executivo continuar a apoiar iniciativas disruptivas citando exemplos como a Tupuca, Appy Saúde, Kubinga e Platinaline.

A intenção, prosseguiu, é tornar Angola uma “plataforma da modernização tecnológica no continente africano“, à semelhança do que está a ser feito no Ruanda, com as políticas de inclusão tecnológica do Presidente ruandês, Paul Kagame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here