ANGOWASTE, Campeã Nacional do ClimateLaunchpad Angola

0
1882


No dia 20 do mês corrente, Angowaste, uma startup que conecta os atores envolvidos na cadeia de valor da reciclagem, foi consagrada como a campeã nacional do ClimateLaunchpad Angola.

O ClimateLaunchpad, que é a maior competição global de ideias verdes, apoia ideias inovadoras em fase inicial, em áreas distintas como energias renováveis, eficiência energética, alimentos e agricultura, água e saneamento, transporte, tecnologia industrial
ou outras que contribuam para combater alterações climáticas.

Em Angola, é organizado pela primeira vez pela Acelera Angola, com o suporte da Embaixada da Suécia, IdeiaLab, Agência Nacional de Resíduos, Embaixada dos Estados Unidos, União Europeia e a EcoAngola.

Nesta primeira edição, 44 candidaturas foram submetidas no total, sendo que 10 foram selecionadas para bootcamps, sessões de mentoria e participação na Final Nacional do ClimateLaunchpad. O evento foi transmitido através da página de Facebook da Acelera
Angola.

A Angowaste foi consagrada a vencedora nacional, tendo ficado em 1º lugar. No mesmo dia, foram consagrados os vencedores do 2º e 3º lugar da competição, nomeadamente:

  • Kiapembe Energy (2º lugar): startup voltada na criação de uma tecnologia de digestão anaeróbia por meio do consumo de materiais orgânicos.
  • Bio Rise (3º lugar): startup focada no uso de biochar da casca de arroz para melhorar a fertilidade dos solos, aumentar a produção agrícola e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

A competição contou com os seguintes júris para a avaliação das candidaturas:

  • Olívio Panda, Agência Nacional de Resíduos
  • Timóteo Júlio, Fundação Kissama
  • Janeiro Avelino Janeiro, Programa Das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD)

As 3 finalistas nacionais qualificaram-se para a próxima ronda da competição, as Finais Regionais, a serem realizadas em Setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui