ANPG testa serviço do GGPEN para monitoramento de derrame de petróleo

0
459

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN)  disponibilizou recentemente o seu serviço Tech-Ecologia à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), de modo que a instituição angolana possa receber alertas de ocorrência de derrames de petróleos e obter dados sobre a frequência e quantidade de petróleo derramado no offshore nacional.

A parceria entre as duas empresas decorreu na última semana, reunião que serviu para discutir-se todos os trâmites envolvidos no processo, o tempo de disponibilização da referida ferramenta, que será de um mês, e onde os os técnicos do Gabinete de Segurança Ambiental, do Gabinete de Arquivo e Dados da ANPG, disfrutarão da ferramenta e, com apoio do GGPEN, a Tech-Ecologia será personalizada no sentido de adequar às necessidades específicas da ANPG.

MAIS: GGPEN oferece curso gratuito de Aplicações Espaciais para startups angolanas

De informar que o Tech-Ecologia é uma solução nacional para monitorar e detectar derrame de petróleo, a partir de imagens de satélite, onde esse método  permite monitorar grandes extensões de área do oceano a custo reduzido. Através de uma imagem radar por satélite do oceano, o petróleo derramado se distingue da água do mar por características, como o nível de cinza dos pixéis, textura, forma e brilho, tornando fácil a sua detecção.

Esse serviço do GGPEN permite ainda o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo aos clientes relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização de derrames, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.

O serviço é assegurado por soluções tecnológicas de ponta aliado ao capital humano nacional qualificado.

Para obter mais informações sobre o Tech-Ecologia click em aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui