Aplicativo Umbrella traz detalhes das rotas dos táxis particulares e colectivos em Angola

0
1877

Os táxis são os meios de transporte mais utilizados em Angola. Com a limitação conhecida nos transportes públicos, o sector privado tem colmatado essa deficiência. Se circular por Luanda ou qualquer outra província em Angola, decerto que verá um “Azul e Branco”, como são apelidados os táxis colectivos. Mas, a segurança dos transportes públicos é questionada muitas vezes, com relatos de assaltos, incumprimento das rotas, especulação de preços. Soluções procuram-se.

E se conseguisse identificar taxis colectivos certificados?

Januário Agostinho, criador da App Umbrella

Surge então a aplicação Umbrella, um aplicativo que foi criado por Januário Agostinho e desenvolvido pela empresa Select Service, para operar no sector de mobilidade e segurança pública.

Com esta aplicação, todas as viaturas em Angola, que exercem a actividade de Táxi, serão cadastradas para garantir o melhor serviço aos passageiros.

Os dados de cadastro para os táxis colectivos de passageiros vulgo “azul e Branco” e autocarros serão:

  • Imagens laterais, frontal, traseira do veículo.
  • Nome e fotografias dos motoristas e cobradores
  • Rotas mais frequentes,
  • Números da matricula e licença de táxi,
  • Associação a que pertence,
  • Proprietário e contactos telefónicos.

Depois de efectuado o cadastro será gerado um número de identificação do veículo de no máximo (4) quatro dígitos que será colado nas partes frontal, lateral e por cima da viatura.

Através deste numero de identificação os passageiros, a polícia e as associações vão poder pesquisar na App e ter toda informação sobre o veículo.

Benefícios para os passageiros

  • Os passageiros vão poder classificar  o comportamento do motorista e cobrador;
  • Denunciar cobranças de preços exagerados, vias curtas, excesso de velocidade;
  • Os passageiros terão acesso a um Botão pânico (alarme) caso sintam-se em perigo dentro da viatura.

Em contacto directo com a polícia nacional

Todas as notificações de denúncias, classificações e botão de pânico serão directamente encaminhadas para o CISP – Centro integrado de Segurança Pública, com os dados de quem reporta e da Geo localização da viatura de onde surgiu a denuncia. O que permitirá o rastreio do veículo e garantindo a segurança dos utilizadores da aplicação.

Mais funcionalidades…

Os passageiros ainda terão acesso ao menu perdidos e achados onde poderão reportar ou encontrar itens perdidos e achados no interior dos táxis ou na via pública.

Na versão 1.2, que será lançada ainda este ano, os Táxis “azuis e branco” em melhores estados de conservação e conforto poderão de ser chamados para corridas de táxis por grupos perfis de passageiros com as mesmas  rotas ou simétricas, que serão criados na App. 

Os utilizadores terão acesso ao trânsito em tempo real e poderão partilhar a existência de obstáculos na via pública. 

Lançamento

O lançamento está previsto para breve, numa primeira fase estará disponível nas plataformas iOS, Android e Web. Está prevista a disponibilização das mesma funcionalidades para telemóveis que não são smarts, através da tecnologia USSD.

Mais imagens da aplicação em acção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here