Início Site Página 1212

[Entrevista] David Russel, Director Geral da Multichoice Angola (Parte 2/2)

David Russel, Director Geral da Multichoice Angola

Ontem publicamos aqui a primeira parte da entrevista com David Russel, Director Geral da Multichoice Angola. Se não teve a chance de ver o vídeo, siga este link e confirme.

Para hoje trazemos a segunda parte da entrevista. Abaixo deixamos a lista das perguntas feitas:

1. Uma das reclamações constantes são a demora na activação de serviços. A empresa está a desenvolver alguma solução pra resolver este problema?
2. Há planos para melhorias no serviço de atendimento ao cliente (Call Center) da Multichoice?
3. Em alguns países a Multichoice oferece o serviço de Internet via satélite. Angola ainda não é opção?
4. Em Angola fala-se da Televisão Digital que poderá trazer vários concorrentes para a Multichoice. Como é que a empresa analisa a vinda desta tecnologia?
5. Como a DSTV tem observado o desenvolvimento das televisões? Quando teremos mais canais HD a 1080p? Podemos sonhar num futuro próximo com algum canal de 4K?
6. A Multichoice teve o monopólio do mercado de televisão via satélite durante muitos anos, no entanto com o passar do tempo apareceram outras empresas que desfizeram esse monopólio. Como é que a DSTV lidou com isso ? O desfazer do monopólio foi positivo para o mercado angolano ?
7. O prémio estrelas DSTV tem sido um sucesso, porque não há mais projectos do género?
8. Quais os planos para o futuro da DSTV ? O que podemos esperar desta empresa nos próximos anos ?

Aqui vão os vídeos com as respostas:

E para os que preferem áudio, também têm o seu desejo cumprido:

 

Agradecemos desde já a disponibilidade da equipe da Multichoice Angola, em especial do seu Director Geral, Dr. David Russel. Não são todos os dias que os gestores das grandes empresas da área de tecnologia se disponibilizam para partilhar as suas visões com os imensos amantes de tecnologia em Angola. Esperamos que esse passo marque a diferença daqui para frente.

Há mais questões que gostariam que fossem esclarecidas?

Para finalizar, deixamos aqui fotos do centro de apoio ao cliente da DSTV:

Descubra as 25 piores passwords de 2013!

Senhas fáceis

Todos os anos a empresa SplashData, especializada em segurança digital, elabora uma lista com as principais vulnerabilidades exploradas por “criminosos digitais”.

Dessas pesquisas a empresa recolhe as passwords que surgem na rede, por exemplo, a base de dados da Adobe que foi disponibilizada por hackers, ou ainda a base de dados de usuários do Snapchat. Para mostrar como as pessoas não se preocupam com a segurança, a empresa divulga uma lista com algumas passwords mais usadas. Veja se a sua está na lista:

  • 123456
  • password
  • 12345678
  • qwerty
  • abc123
  • 123456789
  • 111111
  • 1234567
  • iloveyou
  • adobe123
  • 123123
  • admin
  • 1234567890
  • letmein
  • photoshop
  • 1234
  • monkey
  • shadow
  • sunshine
  • 12345
  • password1
  • princess
  • azerty
  • trustno1
  • 000000

Claro que essa lista foi feita tendo em conta as passwords Anglófonas e a maior parte tirada da grande base da dados da Adobe, mas dá pra ter uma ideia do quão fracas são as passwords usadas por muitos utilizadores.

Conselho do dia: Se a sua password for “123456“, troque agora, ou perca a sua privacidade para sempre.

[Fonte]: Times

[Entrevista] David Russel, Director Geral da Multichoice Angola (Parte 1/2)

David Russel, Director Geral da Multichoice Angola

Para fechar o ano de 2013 em grande e comemorar os 15 anos de existência da Multichoice Angola, tivemos a chance de ter uma pequena conversa com o Director Geral da Multichoice Angola, David Russel.

Durante a entrevista expusemos as questões que mais apoquentam os utilizadores dos serviços da Multichoice, nesse caso o serviço de televisão via satélite. Deu ainda tempo para saber sobre a história da empresa, as dificuldades que tem encontrado e, como não podia deixar de ser, os planos de evolução da mesma.

A entrevista está disponível em áudio e vídeo, poderão fazer o download da entrevista que está dividida em duas partes.

Notas de realce na entrevista:

1. MenosFios (MF): Uma das reclamações constantes são a demora na activação de serviços. A empresa está a desenvolver alguma solução pra resolver este problema?

David Russel (DR): O reforço do sinal leva no máximo 15 minutos. Só que o reforço só funciona se o pagamento já chegou ao sistema e nós enviarmos o sinal de volta, ou seja, hoje em dia se pagar numa agência do Banco Sol, do BNI, do BAI, do BCI… a conexão com o nosso sistema é automática e leva abaixo de 1 minuto. Atenção, tem de ter o descodificador ligado e tem de ter o cartão inserido… [Veja a entrevista completa]

2. MF: Em Angola fala-se da Televisão Digital que poderá trazer vários concorrentes para a Multichoice. Como é que a empresa analisa a vinda desta tecnologia?

DR: …nós somos o maior player, possivelmente, a nível de Africa com a Televisão Digital. Estamos em vários países, Nigéria, Quénia… [Veja a entrevista completa]

3. MF: Quais os planos para o futuro da DSTV ? O que podemos esperar desta empresa nos próximos anos ?

DR: Vamos continuar a lançar novos canais, novos canais nacionais serão uma prioridade nossa, mas também melhor conteúdo internacional… [Veja a entrevista completa]

Abaixo deixamos o vídeo da primeira parte da entrevista:

Se não tiver como assistir agora a entrevista, ouça ou baixe a primeira parte do áudio:

Amanha traremos a segunda parte da entrevista e o áudio da mesma, para quem quiser ouvir/baixar no soundcloud.

[Jogos] Tutorial: Como jogar no computador com o comando da PS3

Normalmente quem joga no computador prefere usar o teclado e o rato, mas as vezes, devido à maus portes ou ao péssimo mapeamento dos botões (muitas vezes não configuráveis), ou simplesmente por preferência opta-se pelo comando. O problema é que as vezes já temos o comando da nossa consola, neste caso da PS3 e não queremos comprar um novo apenas para jogar no computador.

Então saiba que há como jogar no computador com o comando da PS3.

A primeira coisa de que precisamos é fazer o download e instalar um pequeno programa chamado MotionJoy. Podem encontra-lo em http://www.motioninjoy.com/. Assim poderemos emular o comando da XBox 360, que é certificado para o windows com o nosso comando da PS3.

Para quem tiver dúvidas sobre qual é a versão do seu windows pode baixar a primeira opção que serve tanto para 32 bits como para 64 bits.

MotionJoyWebsite

Esta é a interface do MotionJoy, mas não precisaremos modificar nada. E como podem ver, já reconheceu o meu comando.

MotionJoy_1

O MotionJoy instala os controladores necessários para que o comando DualShock 3 seja reconhecido pelo windows e apenas com ele já é possível utilizar o comando para jogar, mas porque a sua configuração não é muito simples e por ser necessário acesso à internet para utiliza-lo, vamos precisar de um outro programa chamado Better DS3. Podem obte-lo em http://www.betterds3.ciebiera.net/.

Better_DS3

O porquê de não utilizarmos directamente o Better DS3 é porque ele necessita dos controladores do MotionJoy para funcionar. Por isso precisamos do primeiro.

Vamos agora configura-lo. Na primeira vez que o abrimos ele deve ter essa aparência:

Better_1

Agora precisamos conectar o comando da PS3 ao computador e esperar que os controladores sejam instalados. Se nenhum erro ocorrer veremos que o nosso comando aparecerá na lista de comandos conectados.

Better_2

Em seguida temos de escolher como desejamos mascarar a entrada de dados a partir do nosso comando. Para isso, clique no botão “New” e seleccione “XInput“. A mesma que o comando da XBox utiliza.

Better_select

A seguir é-nos aberta a seguinte janela, onde poderemos mapear cada botão existente no comando. Mas para deixar as coisas simples e dentro do padrão, vamos seleccionar o botão “XBox 360”.
Isso fará que o comando receba o mesmo mapeamento que o comando da XBox e assim fica bem mais fácil utiliza-lo enquanto jogamos. Mas é uma questão de preferências.

Better_

Depois de ter configurado o programa, precisará fazer duas coisas. A primeira é seleccionar o campo que diz “Automatically apply to controllers when connected”. Assim, sempre que conectares o comando ele irá utilizar essas configurações automaticamente.

E a segunda é dar um nome ao perfil e guardar essas mesmas definições. Como podem ver dei ao perfil o nome de XBox.

Better_23

A partir de agora, sempre que quiseres jogar utilizando o comando da PS3 basta abrir o programa e escolher o jogo. E se tiver alguma dúvida não hesite em deixa-la nos comentários.

E então, o que esperas jogar a seguir?

Google apresenta lentes de contacto especiais para que tem diabetes…

Lentes de contacto da Google

Quando a Google trouxe projectos como Street View, em que mapeava as cidades com carros (não sua maioria) não tripulados, ou ainda projectos como o Google Glass, uma visão futurista, em que o nosso computador é transferido para os óculos, muitos devem ter se perguntado: “Onde essa loucura vai acabar“?!

Mas o mundo da tecnologia já demonstrou que não está a seguir o restante, na verdade está sempre um passo à frente. Hoje mais uma prova foi dada quando a Google apresentou lentes de contacto que medem o nível de glucose no sangue de um determinado paciente.

A explicação oficial da empresa foi a seguinte:

Você provavelmente já ouviu falar que o diabetes é um enorme e crescente problema que afecta uma em cada 19 pessoas no planeta. Mas você pode não estar familiarizado com a luta diária que muitas pessoas com diabetes enfrentam enquanto tentam manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle . O açúcar no sangue de um modo descontrolado coloca as pessoas em risco e provoca uma série de complicações perigosas , algumas de curto prazo e outras a longo prazo , incluindo danos aos olhos, rins e coração.

Embora algumas pessoas usem monitores de glicose com um sensor de glicose incorporado sob a pele , todas as pessoas com diabetes ainda devem picar o dedo e recolher gotas de sangue, para testar diariamente . É perturbador, e é doloroso . E, como resultado, muitas pessoas com diabetes verificam a sua glicose no sangue com menos frequência do que deveriam.

Com este projecto, a Google montou um circuito que capta o nível de Glicose apartir da lente de contacto. Uma amostra por segundo pode ser obtida da solução aquosa dos olhos. Quando o nível de glicose estiver acima do recomendado, um LED piscará para alertar ao utilizador.

Por enquanto a Google ainda está em conversações com o órgão regulador (Nos Estados Unidos é o FCC), para que o produto tenha uma versão comercial, mas prometem que em breve essa tecnologia estará disponível.

É mais um passo da Google para uma área que a principio ninguém contaria. Ou alguém já pensou nisso?

Veja na íntegra o comunicado da Google.

Entrevista com director geral da Multichoice Angola [Brevemente]

David Russel, Director Geral da Multichoice Angola

Em Dezembro, aproveitando o aniversário de 15 anos da Multichoice Angola,  tivemos a honra de poder sentar e conversar exclusivamente com o Director Geral da referida empresa, o Dr. David Russel. De entre os muitos e-mails com questões sobre os serviços da Multichoice, escolhemos alguns e elaboramos uma lista. As respostas poderão ser obtidas via vídeo e áudio durante a próxima semana.

Já agora, avançamos aqui algumas questões feitas:

1. Durante esses 15 anos de operação, quais foram os maiores desafios técnicos encontrados pela empresa?
2. Com o crescimento do número de clientes aparece também a pressão da qualidade de serviço. Neste quesito, a empresa já atingiu o seu melhor nível?
3. Uma das reclamações constantes são a demora na activação de serviços. A empresa está a desenvolver alguma solução pra resolver este problema?
4. Há planos para melhorias no serviço de atendimento ao cliente (Call Center) da Multichoice?
5. Em alguns países a Multichoice oferece o serviço de Internet via satélite. Angola ainda não é opção?
6. Em Angola fala-se da Televisão Digital que poderá trazer vários concorrentes para a Multichoice. Como é que a empresa analisa a vinda desta tecnologia?

Quer saber quais foram as outras questões + respostas? Fique atentos ao MenosFios durante a próxima semana.

[Jogos] Ecrã táctil do comando das Steam Machines é substituído por botões

Durante o evento Steam Dev Days, Valve anunciou que o comando oficial para as steam machines já não possui o ecrã táctil central e que este foi substituído pelos mais tradicionais D-PAD e o padrão ABXY. Quando o comando foi originalmente anunciado o desenvolvedor havia dito que o ecrã táctil oferecia aos jogadores uma infinita quantidade de opções de entrada sem que isso exigisse um número infinito de botões físicos.

Podem ver abaixo a diferença entre o antigo design e o novo protótipo do comando apresentado no evento:

Steam-controller-1
Antigo design ainda com o ecrã táctil
20140116_steam_controller
Novo design apresentado no Steam Dev Days

Segundo a Valve, essas mudanças se deram devido à determinados problemas encontrados ao se tentar manter a compatibilidade com títulos lançados anteriormente. Além disso, notou-se durante os testes que o ecrã táctil desviava a atenção dos jogadores, que passavam mais tempo a olhar para o comando do que para as suas televisões. Uma terceira razão, poderia ser o facto da companhia querer que o comando tenha um preço competitivo em relação aos outros comandos mais tradicionais, o que dificilmente ocorreria se mantivessem o ecrã.

O desenvolvedor acrescentou ainda que o comando terá uma API integrada com a da Steam para desenvolvedores e que este suportará até 16 comandos em simultâneo. Para conectividade, os comandos utilizarão Bluetooth de baixa latência e duas pilhas AA serão necessárias para faze-los funcionar.

Fonte: IGN

[Angola] Mediatecas do Huambo e Saurimo serão inauguradas brevemente

This slideshow requires JavaScript.

Segundo o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Pedro Teta, após a ter beneficiado de correcções de erros, melhorias nos serviços exteriores, estruturação da livraria e sala multimédia a Mediateca do Huambo está agora pronta para a sua inauguração.

A mesma que tem uma área de 2100m², 23 salas e ligação à internet, capacidade para 250 pessoas/hora e estará aberta de Segunda a Sexta das 08h00 às 20h00 (apenas em dias úteis). O acesso será através de cartões de acesso que serão vendidos por 1.000Kz a partir da próxima semana nos postos de venda oficiais.

Com esta Mediateca o executivo angolano prevê apoiar os professores e alunos dando acesso a meios de acesso à informação, promover a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos programas didácticos e atingir um objectivo mais estratégico que é o domínio do empreendedorismo, a ciência, a tecnologia, a cultura e a arte pelos seus utilizadores.

Actualmente, há 4 Mediatecas em funcionamento de Angola, as de Luanda, Benguela, Lubango e Soyo. Segundo Pedro Teta, as quatro Mediatecas em funcionamento já ultrapassaram os 213 mil visitantes desde a abertura da primeira.

Estão previstas para entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2014 as Mediatecas do Huambo (início de Fevereiro de 2014) e Saurimo (Abril de 2014) e já foram lançados os concursos públicos das mediatecas da segunda fase no Uíge, Malange, Luanda-Cazenga, Kuíto, Cabinda e Ondjiva que deverao começar a construçao no inicio deste ano.

Mediatecas em Angola, fonte: http://mediatecas.ao/
Mediatecas em Angola, fonte: http://mediatecas.ao/

Fonte: [Mediatecas ; JornaldeAngola]

[Angola] Unitel é a primeira companhia Africana a testar a tecnologia LTE Advanced

Unitel e Ericsson

Foi no dia 18 de Dezembro de 2013 que a Unitel em parceria com a Ericsson (empresa de referência no mundo das comunicações), levaram a cabo uma demonstração que ficará marcado na história da tecnologia em África.

Foi nesse dia que a Unitel demonstrou com sucesso a tecnologia LTE Advanced (LTE-A) Carrier Aggregation. A demonstração foi feita numa rede comercial, em ambas as bandas de espectro de 1800MHz e de 900MHz. Para aqueles que não tiveram a chance de testar a tecnologia LTE, pode sempre ver este artigo em que fizemos uma radiografia à rede 4G da Unitel. Bom, o que é de conhecimento geral é que a rede LTE 4G admite tráfego que pode atingir os 100 Mb/s, ou seja, 30 vezes mais do que a velocidade de conexão da maior parte dos Angolanos.

Já o LTE Advanced pode atingir (teoricamente) a velocidade de 1Gb/s. Downloads poderiam ser feitos num piscar de olhos, literalmente.

O que os representantes das duas empresas (Unitel e Ericsson) têm a dizer?

Começando por Amílcar Safeca, Director-Geral Adjunto da Unitel

A Unitel está sempre a inovar para melhorar a experiência dos consumidores. Com este salto global em direcção a maiores velocidades de acesso de dados para serviços móveis e de vídeo, estamos também a aumentar a nossa rede, para assim garantir que continuamos a fornecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes, que estão cada vez exigentes. Com esta demonstração estamos no caminho certo para lançar, num futuro próximo, a rede móvel mais avançada em Angola, e talvez em África. Estamos a trabalhar com a Ericsson para que isso aconteça.

Já o Vice Presidente da Ericsson África Subsariana, Magnus Mchunguzi, disse o seguinte:

Através da tecnologia LTE Advanced, os operadores podem aumentar a sua capacidade de rede e melhorar a experiência de banda larga móvel dos utilizadores, permitindo taxas de dados de até 1Gbps no futuro. Esta demonstração coloca a Unitel na muito restrita lista de operadores no mundo que testaram LTE Advanced numa rede activa, usando um terminal comercial. Estamos muito orgulhosos por termos sido parceiros da Unitel nesta importante conquista, reforçando ainda mais a nossa longa relação com a operadora móvel líder em Angola

Uma coisa é certa, os preços dos equipamentos 4G em Angola já baixaram imenso, com os teste para LTE Avançada, as companhias farão com os serviços 4G sejam mais usados, para rentabilizar o investimento feito. Por enquanto as empresas têm mais razões para utilizar tais serviços, mas, por um preço aceitável, garanto que todos terão a curiosidade de saber o que é navegar com uma “Net” de 35 Mb/s.

Galaxy S5 será lançado em Março ou Abril

Rumor S5

Lee Young He, o vice-presidente da Samsung para área móvel, falou oficialmente sobre a altura de lançamento do Galaxy S5 na CES 2014. Lee disse que nada irá mudar quanto a data de lançamento em relação aos anos anteriores e que o S5 será lançado entre os meses de Março e Abril deste ano.

Nós temos lançado nosso primeiro top de gama sempre na primeira parte do ano, entre Março e Abril, e estamos apontando o lançamento para esse período”

Falando da fraca aderência ao S4 e a insatisfação dos consumidores Lee declarou que a Samsung ouviu isso e está apostando na simplicidade, voltando para as coisas básicas e que os consumidores sentirão uma grande diferença na tela e na carcaça do aparelho, o que significa que poderemos esperar uma estrutura no S5 nova e diferente dos seus antecessores.

Mudando de assunto, apesar de não abrir o jogo nisso, o vice-presidente falou também sobre a possibilidade de o S5 ter um novo leitor ocular ou impressão digital. Lee disse que a empresa ainda está a ponderar que sistema irá implementar e que não deseja encarecer bastante o produto com soluções verdadeiramente inovadoras mas bastante dispendiosas para o consumidor final. Suspeitamos que Lee poderá estar a falar sobre o leitor ocular.

Falando de outro gadget que também teve fraca aderência pelo público, Lee afirmou que também será lançada a nova versão do Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung.

Via: [Geeky-Gadgets]