13 C
Angola
Sábado, Julho 2, 2022
Início Site

Instagram. Página oficial do programa “O Momento da Blindada” é o mais mediático na rede social

A página oficial no Instagram denominado “O Momento da Blindada”, do canal Zap Viva e apresentado por Stela de Carvalho, atingiu a marca de 1 milhão de visualizações, tornando-se assim no programa televisivo angolano mais mediático na Internet.

Esse feito não passou despercebido pela mediática apresentadora, que mostrou-se feliz com esse feito com uma publicação na mesma rede social.

Na publicação, Stela de Carvalho agradeceu aos que, além de telespectadores, seguem a página do programa e contribuíram para a conquista.

Atingimos a marca de 1 milhão. Obrigada a todos os nossos adeptos. A família continua a crescer. O Momento da Blindada é da paz“, escreveu a apresentadora que foi considerada pela quinta vez a apresentadora de entretenimento mais querida de Angola.

Angola encomenda três aviões C2958 de última geração à Airbus

O Executivo Angolano vai comprar três aviões de última geração do modelo C2958 à construtora aeroespacial europeia Airbus, onde duas das aeronaves serão equipadas especifícamente para vigilância marítima e uma para missões de transporte.

Segundo informação da Airbus, a encomenda do Governo Angolano foi reverente a um encontro entre o Presidente da República João Lourenço com o vice-presidente da empresa, Bernhard Brenner, que serviu para “agradecer ao Chefe de Estado pelo apoio prestado na assinatura do contrato com as autoridades angolanas, para a aquisição das aeronaves militares“, sita a nota.

Os dois C295 produzidos como Aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) terão um papel fundamental para a Busca e Salvamento, controlo de pesca ilegal e das fronteiras, apoio em caso de desastres naturais, entre outros. Eles serão aplicados com o sistema de missão Fully Integrated Tactical System (FITS) desenvolvido pela Airbus, bem como sensores de última geração“, indica o comunicado da Airbus.

MAIS: Comitiva angolana visita instalações da AIRBUS Helicopters

Ainda falando sobre essa compra dos aviões, que pelo que revela a Angop esta “aquisição está prevista para os próximos 36 meses“, os três aviões serão equipados com a versão mais recente do conjunto de aviónicos (toda a electrónica a bordo dos aviões) Collins Aerospace Pro Line Fusion.

Com esta nova encomenda, a Força Aérea Nacional de Angola torna-se no 38° operador C295  a nível mundial“, acrescenta a Airbus.

De informar que esta encomenda está já prevista no orçamento desde 2018, quando João Lourenço autorizou, por despacho, a compra de três aviões do tipo C-295, para transporte táctico, no valor global de 159,9 milhões de euros, para equipar a Marinha de Guerra “com meios necessários para a protecção do espaço Marítimo e da Zona Económica em particular“.

Nesse mesmo despacho, conta o Novo Jornal, foi delegada na empresa Simportex, E.P., em representação da República de Angola, a celebração do contrato com a Airbus Defence and Space, S.A.U.

AWIEF e AFAWA juntam-se para aumentar o acesso financeiro às “founders” em África

O Africa Women Innovation and Entrepreneurship Forum (AWIEF) e a iniciativa Affirmative Finance Action for Women in Africa (AFAWA) do African Development Bank Group (AfDB) juntaram-se para impulsionar o aumento do acesso ao financiamento e aos mercados das startups lideradas por mulheres em toda a África Austral, Oriental e Ocidental.

O programa denominado “Soluções que catalisam o aumento do acesso ao capital para o sucesso das mulheres empresárias” tem como objectivo acelerar os esforços para combater a desigualdade de género e impulsionar a transformação económica inclusiva em todo continente africano.

Segundo o que é revelado pelos criadores, espera-se que mais de 500 “founders” sejam apoiadas pelo programa e tenham acesso a mercados e prontidão de investimento em 8 países africanos: Nigéria, Quénia, África do Sul, Zâmbia, Ruanda, Malawi, Tanzânia e Zimbabué.

Com duração de dois anos, esse programa de mentoria e aceleramento as empresárias do continente vem assim para criar um estilo rentável rentável de empresas investidas prontas a aceder ao financiamento.

MAIS: África: Google anuncia financiamento de 1 milhão de dólares para mulheres empresárias

O programa vai ser organizado em 4 partes:

Acelerador de Crescimento AWIEF (em parceria com o Nedbank) – para aumentar a prontidão do investimento e aumentar o acesso ao financiamento.

e-Commerce Capacity Development (em parceria com a UNIDO) – para adquirir conhecimentos, capacidades e competências em canais digitais para aumentar a participação e o sucesso no negócio online.

Competências Digitais (em parceria com a Amazon Web Services) – para reforçar a capacidade das startups em abraçar a inovação tecnológica.

Mentoria e Aconselhamento – potenciando a visibilidade e o acesso a modelos de modelos para as startups através de uma plataforma de orientação.

As candidaturas já estão abertas e podem inscrever-se as “founders” que tem empresas nos seguintes países: Nigéria, Quénia, África do Sul, Zâmbia, Ruanda, Malawi, Tanzânia e Zimbabué.

Os setores prioritários incluem: Tecnologia, Agricultura & Agronegócio, Indústria Criativa, eCommerce, Energias Renováveis, Fabrico, Retalho, Construção, Logística.

As candidaturas terminam no próximo dia 06 de Julho, e ondes podes fazer a tua candidatura clicando em aqui.

INAC lança plataforma digital que da a conhecer os serviços em prol da criança no país

O Instituto Nacional da Criança (INAC) lançou uma plataforma digital denominada Portal da Criança (www.portaldacrianca.gov.ao), que tem como objectivo dar a conhecer os serviços em prol da criança em Angola, facilitando a divulgação dos centros de acolhimento de crianças e sua localização, os procedimentos sobre a adopção de crianças, localização familiar e reunificação familiar, municipalização das acções de protecção da criança, registo de nascimento, fluxos de atendimento à criança vítima de violência, estatísticas de número de violência contra crianças e outros serviços.

A criação dessa plataforma se enquadra-se nas políticas ligadas à criança, para que a população nacional esteja melhor informada sobre como proteger e garantir os direitos da criança e é um complemento do SOS-Criança, através do 15015, que surgiu da necessidade de se garantir a protecção e desenvolvimento integral da criança, sendo confidencial, gratuito e anónimo.

MAIS: Especialistas exortam que exposição de crianças em redes sociais pode causar danos

Segundo Paulo Kalesi, director-geral do INAC, a referida plataforma vai poder permitir registar e cadastrar crianças de rua, órfãs, entre outras funções.

Por outro lado, para o secretário de Estado para Educação, Pacheco Francisco, frisou que com o Portal da Criança vai ser possível assim aproximar todas as instituições que actuam na protecção dos direitos da criança, bem como chamar a atenção sobre a responsabilidade de todos os agentes de socialização para a educação da criança e transmissão dos valores morais e cívicos.

Banco de Moçambique vai modernizar sistema de pagamento do país

O Banco de Moçambique (BM) está actualmente a investir na modernização das formas de pagamento no país, com oobjectivo de tornar as mesmas mais seguras e reduzir os seus níveis de complexidade.

Segundo o adminstrador do BM, Felisberto Navalha, que falava na III Reunião dos Directores das Filiais do Banco, esse é um processo que arrancou em 2021 e com conclusão prevista para 2023, reforçando inclusivamente a substituição dos sistemas informáticos em curso.

Rogério Zandamela, Governador do BM e que esteve também presente no evento, disse que o pacote de reformas que o Banco Central de Moçambique está a fazer representa assim um ganho assinalável para o sistema de pagamento do país, visto que coloca Moçambique mais próximo do que é feito em outras partes do mundo.

Estávamos ultrapassado na truncagem de cheques depositados em outras praças financeiras longínquas, por exemplo. Mas por meio dos esforços feitos no âmbito da modernização, hoje a liquidação é feita num período muito curto“, frisou Zandamela.

MAIS: Moçambique: Banco Central procura acelerar digitalização do Sistema de Pagamentos

O Governador do BM enalteceu e encorajou os directores das filiais a continuarem com essa prioridade, que consta no Plano Estratégico 2021-2023 da instituição bancária, bem como pediu os gestores a investirem cada vez mais na troca de experiência e de conhecimentos, de modo a assegurarem uma contribuição significativa para o bom desempenho da maior instituição financeira de Moçambique.

De informar ainda que essa III Reunião serviu também para refletir-se sobre o ponto de situação da modernização dos centros de processamento de numerário, a segurança do sistema financeiro de Moçambique e tratar questões de fórum administrativo do Banco Central.

Netflix sofre ‘apagão’ pouco depois da estréia de ‘Stranger Things’

Os fãs de ‘Stranger Things’ de todo o mundo que esperavam ansiosamente pela disponibilização da segunda parte da quarta temporada da série na Netflix tiveram esta sexta-feira, dia 1, uma surpresa desagradável.

Os dois últimos episódios da atual temporada de ‘Stranger Things’ foram lançados às 08:00 (hora de Angola) e, como conta o Daily Mail, a plataforma da Netflix parece não ter aguentado e ficou temporariamente indisponível.

MAIS: Líder da Netflix confirma lançamento de subscrição com anúncios

Vários utilizadores usaram então as redes sociais para expressarem a sua frustração com o problema da Netflix, que exibiu mensagens e notificações onde pedia aos fãs para que voltassem a tentar mais tarde.

De facto, o site DownDetector mostra que a Netflix passou por dificuldades num primeiro momento por volta das oito da manhã desta última sexta-feira mas, pelos vistos, a situação parece ter sido solucionada e o serviço terá regressado ao normal.

O facto de a Netflix ter decidido dividir a quarta temporada de ‘Stranger Things’ só ajudou a aumentar as expetativas dos fãs, a quais podem agora ser correspondidas (ou goradas) com o lançamento dos dois últimos episódios deste capítulo.

WhatsApp. Funcionalidade vai permitir mais formas de reagir a mensagens

O aplicativo de mensagens WhatsApp lançou recentemente a capacidade de reagir a mensagens individuais com emojis mas, segundo o que revela agora o site WABetaInfo, essa funcionalidade terá direito a uma pequena expansão.

De acordo com a publicação, o WhatsApp permitirá aos utilizadores reagirem com qualquer emoji que tenham à disposição, alargando consideravelmente as possibilidades em relação ao que é possível atualmente. Notar que, neste momento, os utilizadores do WhatsApp apenas conseguem reagir a mensagens com seis emojis.

MAIS: WhatsApp. Reveladas mais novidades focadas na privacidade do utilizador

Por enquanto esta novidade do WhatsApp só está presente na versão beta da app de mensagens para Android e iOS.

Exportações de chips para a Rússia caíram 90% após as restrições

0

A guerra da Rússia contra a Ucrânia tem originado várias consequências que nunca haviam sido vistas antes. O país dirigido por Vladimir Putin tem sofrido pesadas penalizações e bloqueios, o que tem condicionado significativamente a sua evolução económica e tecnológica. Um dos setores mais afetados pelos bloqueios aplicados por outras nações é o dos componentes. E de acordo com as mais recentes informações, as exportações de chips para a Rússia caíram 90% depois destas mesmas restrições.

As exportações globais de semicondutores para a Rússia caíram 90% desde que os Estados Unidos e aliados impuseram controles de exportação a Moscovo por causa da invasão da Ucrânia, disse a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, nesta quarta-feira.

A dirigente disse ainda, durante uma conferência anual do Departamento do Comércio, que os bloqueios implementados ao setor aeroespacial da Rússia estão a prejudicar a sua capacidade de gerar receita e de apoiar a aviação militar. A secretária adianta que “a Rússia pode ser forçada a parar entre metade a dois terços dos seus aviões comerciais nos próximos quatro anos para os canalizar para peças de reposição

A executiva também voltou a ameaçar o fecho da SMIC, a maior fabricante de chips da China, caso se prove que a empresa está a fornecer chips para a Rússia.Embora as autoridades dos EUA tenham dito anteriormente que a China estava geralmente cumprindo as restrições, Washington prometeu monitorar de perto o cumprimento e aplicar rigorosamente os regulamentos.

UE avança com regulamentação sobre transações de moedas digitais

A União Europeia (EU) acertou ontem(30) os pormenores para firmar um acordo provisório que regulamente a transação de moedas digitais, numa altura em que os preços caíram e se pede um escrutínio mais rigoroso das criptomoedas.

Os negociadores concluíram o acordo sobre um pacote de regras abrangente que vai regular a transação de moedas digitais a aplicar aos 27 Estados-membros, conhecidos como Mercados em Ativos Cripto (MiCA).

No Oeste selvagem do mundo das cripto moedas, o MiCA será um definidor de padrões global“, disse o legislador líder da UE na negociação das regras, Stefan Berger, em comunicado.

As regras da UE sobre moedas digitais “assegurarão um mercado harmonizado, proporcionarão segurança jurídica aos emissores criptográficos, garantirão condições equitativas para os prestadores de serviços e assegurarão padrões elevados de proteção do consumidor“, acrescentou Berger.

Tal como a política de privacidade de dados da UE, que se tornou a norma global, e a sua recente lei de referência que visa conteúdos prejudiciais em plataformas digitais, espera-se que os regulamentos sobre cripto moedas influenciem o resto do mundo.

As regras da UE são “realmente a primeira peça abrangente de regulamentação de moedas digitais do mundo“, disse Patrick Hansen, consultor de risco de criptomoedas da Presight Capital, um fundo de capital de risco.

Penso que haverá muitas áreas que irão analisar de perto a forma como a UE tem lidado com o assunto“, salientou Hansen.

MAIS: União Europeia avança com programa digital para preservar património cultural

Ao abrigo dos regulamentos dos MiCA, as bolsas, corretores e outras empresas do ramo enfrentam regras rigorosas destinadas a proteger os consumidores.

As regras ajudarão os investidores em moeda digital sem experiência a evitar serem vítimas de fraudes e de esquemas que os reguladores advertem estarem generalizadas no setor.

Os fornecedores de serviços relacionados com ´bitcoin´ ficam sujeitos aos regulamentos, mas não as ´bitcoin` em si, a moeda digital mais popular do mundo, que perdeu mais de 70 % do seu valor desde que atingiu o pico, em novembro último.

Os negociadores isentaram os NFT, registos não fungíveis, que aumentaram ao longo do ano passado.

A UE referiu que, ao contrário das moedas digitais, os bens digitais, que podem representar obras de arte, recordações desportivas ou qualquer outra coisa que possa ser digitalizada, são únicos e vendidos a um preço fixo, mas deixou espaço para reclassificá-los mais tarde como um ´cripto` ativo sob o MiCA ou como um instrumento financeiro.

As regras da UE, que ainda requerem aprovação final, deverão entrar em vigor até 2024 e incluem medidas para prevenir a manipulação do mercado, o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e outras atividades criminosas.

Agência espacial russa alvo de ataque informático dias depois de ameaça velada no Telegram

A agência espacial russa Roscosmos foi hoje alvo de um ataque informático, um dia depois de publicar fotografias de satélite dos “centros de tomada de decisão” do exército ucraniano que a Rússia ameaçou destruir se forem atacados territórios do país.

Após a publicação de imagens espaciais dos ‘centros de toma de decisão’ pela Roscosmos, o site da empresa estatal foi alvo de um ataque DDoS“, escreveu o chefe do departamento de comunicação da agência espacial russa, Dmitri Strugovets, na sua conta no Telegram.

Segundo o representante da Roscosmos, “ao contrário de março e abril, quando os ataques tiverem origem no estrangeiro, desta vez partiram de Ecaterimburgo“, cidade russa situada na parte oriental dos montes Urais.

Na véspera, a agência tinha publicado no dia 28 de junho, na sua conta do Telegram, fotografias de locais onde se realiza a cimeira da NATO e dos “centros de tomada de decisões” dos países da aliança atlântica, entre as quais fotos da Casa Branca e do Pentágono, em Washington, da secretaria da Defesa, no Reino Unido, e de instituições semelhantes de França, Alemanha e Bélgica.

MAIS: Explosão do satélite Russo, colocou em risco uma estação espacial

Na publicação pode ler-se a mensagem:

Hoje, uma cúpula da OTAN começa em Madrid, na qual os países ocidentais declararão a Rússia seu pior inimigo. Enquanto representantes de 30 países da aliança, bem como parceiros e candidatos, lidarão com o conceito estratégico até 2030, a Roscosmos publica fotos de satélite do local da cúpula e dos próprios “centros de tomada de decisão” que apoiam os nacionalistas ucranianos. Ao mesmo tempo, damos as coordenadas dos objetos. Então, por precaução:

⠀⠀?? 38.897542, -77.036505
⠀⠀?? 38.870960, -77.055935
⠀⠀?? 51.503049, -0,127727
⠀⠀?? 48.870433, 2.316842
⠀⠀?? 52.519903, 13.368921
⠀⠀?? 50.879986, 4.425771

AUTORES

1757 POSTS4 COMENTÁRIOS
1920 POSTS17 COMENTÁRIOS
1171 POSTS1 COMENTÁRIOS
1904 POSTS120 COMENTÁRIOS