ARSEG realiza webinar com foco na oferta tecnológica no sector de seguros

954

Decorreu na última semana um webinar sobre “A importância da Transformação Tecnológica nas Empresas de Seguros – INSURTECH”, e que visou destacar o reconhecimento das novas tecnologias para o aumento da taxa de penetração dos seguros na economia angolana.

Organizado pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e realizado no âmbito da celebração da Semana dos Seguros em Angola, o evento mostrou que a taxa de penetração do sector na economia nacional situa-se ainda abaixo de 1,0 por cento relativamente ao PIB, que se deve, principalmente, à baixa cultura de seguros e a actual conjuntura económica e financeira nacional e internacional, agravada pela pandemia da Covid-19, nos últimos.

Devemos adaptar-nos e levar em consideração que a tecnologia é um dos meios pelo qual as seguradoras podem de facto apresentar alguma inovação”, disse Filomena Manjata, administradora da ARSEG, no discurso de abertura.

MAIS: SAHAM seguros decide apostar em tecnologia para os seus serviços

Ainda na sua abordagem, a gestora frisou que se olharmos para os últimos anos facilmente percebemos que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, bem como na forma como interagimos em diferentes níveis.

Na realidade dos países desenvolvidos, e dos países em vias de desenvolvimento, hoje uma franja considerável da população compra os seus produtos e serviços por meio da internet, a partir de um computador, tablet e smartphone. As Insurtechs permitem que a contratação de seguros também seja desse jeito. Qualquer cidadão com ligação à internet pode contratar o seu seguro, a qualquer hora e lugar”, sublinhou.

Filomena Manjata aproveitou o momento também para lanço desafio às seguradoras a operarem no mercado de seguros em Angola para que possam de facto tirar o máximo proveito das tecnologias, pois são e serão sempre uma forma de “melhorar a penetração do seguro na economia nacional”.

De informar que o Dia Nacional dos Seguros e Fundos de Pensões, assinala-se a 5 de Agosto, data em que o Governo de Transição de Angola fez publicar o Despacho nº 68/75, do Ministério do Planeamento e Finanças, através do Boletim Oficial nº. 181-I Série, criando a Comissão de Coordenação da Indústria Seguradora em Angola (CCISA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui