Ataques de malware móvel duplicaram em 2018

361

À medida que o mundo se torna mais móvel, a importância dos smartphones no dia-a-dia não para de crescer. Por este motivo, os hackers prestam mais atenção à forma como o malware é distribuído e a todos os vectores de ataque.

O relatório de malware de 2018 feito pela Kaspersky Lab revelou que o número de ataques feito com software móvel malicioso duplicou no ano passado, tendo sido registados aproximadamente 116,5 milhões de ataques.

Em 2018, os utilizadores de dispositivos móveis enfrentaram o que poderia ter sido o maior ataque jamais visto antes. Ao longo do ano, tivemos oportunidade de observar novas técnicas de infeção de dispositivos móveis, como o sequestro de DNS, juntamente com um maior interesse por esquemas de distribuição melhorados, como o spam de SMS.

O relatório da Kaspersky Lab, destaca ainda os seguintes dados:

  • Em 2018, os produtos da Kaspersky Lab protegeram 80.638 utilizadores, em 150 países, contra malware móvel, tendo sido detectados 60.176 tipos de Trojan móvel de ransomware.
  • Em 2018, o número de ataques com “mineiros” maliciosos móveis de criptomoedas multiplicou-se cinco vezes.
  • Em 2018, foram detectados 151.359 pacotes de instalação para Trojan móvel, valor que é 1,6 vezes maior do que o do ano anterior.

Para proteger os dispositivos, a Kaspersky Lab aconselha:

  • Instalar aplicações móveis unicamente em lojas oficiais, como o Google Play, para dispositivos Android, ou App Store para iOs.
  • Bloquear nas configurações do smartphone a possibilidade de instalar programas de fontes desconhecidas.
  • Manter as restrições de fábrica dos dispositivos para evitar que os hackers possam ter acesso a capacidades ilimitadas para levar a cabo os seus ataques.
  • Instalar as actualizações do sistema e de aplicações assim que estejam disponíveis; corrigir as vulnerabilidades e manter os dispositivos protegidos.
  • Utilizar soluções de segurança de confiança para garantir uma proteção completa contra uma ampla gama de ameaças, como o Kaspersky Security Cloud.