Atenção: iPhones e iPads mais antigos podem deixar de funcionar no próximo domingo

2413

A Apple está a alertar os utilizadores de modelos antigos- o iPhone 4S, iPhone 5, iPad 2 e o iPad de 4.ª geração para actualizarem o software de forma a não correrem o risco de algumas funcionalidades serem afetadas.

Se o sistema operativo iOS destes aparelhos não for actualizado até às 00h00 do próximo domingo, estes equipamentos vão deixar de conseguir conectar-se à Internet, o que afectará o Safari, aplicações de e-mail, a App Store, o iCloud e os mapas.

O fenómeno está relacionado com uma falha de comunicação entre os satélites de GPS e os chips receptores dos equipamentos, chamada “GPS Rollover”.  Acontece a cada 1024 semanas, cerca de 19 anos e oito meses, e resulta na alteração da data e hora dos equipamentos, que deixam de se conseguir sincronizar.

Em 1999 foi actualizado o sistema de contagem e, 20 anos depois, o contador finalizou no dia 6 de abril de 2019. Algumas empresas actualizaram a data de término e, por isso, a Apple deve estar a informar a actualização para a data limite de 03 de Novembro.