Atenção! Microsoft encerra suporte ao Windows 7

0
1300

A Microsoft começou a descontinuar, a partir desta terça-feira, o suporte ao Windows 7. Especialistas dizem que deixa de ser seguro usar computadores com este sistema operativo para aceder às contas bancárias e até para enviar emails.

Sem novas actualizações de segurança, os computadores ficam vulneráveis aos ataques de piratas informáticos, que podem explorar falhas no código do software para entrar nas máquinas e furtar dados pessoais, acesso a contas bancárias ou até fazer reféns empresas.

O que chama a atenção é que mesmo com o fim do suporte, o sistema operacional lançado em 2009 ainda é executado em 1 em cada 4 computadores. Dados mais recentes da mostram que o Windows 7 é o segundo sistema operacional para desktop mais usado e possui uma fatia de mercado de 26,64%. O Windows 10 está em primeiro lugar com uma fatia de mercado de 54,62%.

A Microsoft explica as razões das vulnerabilidades. “Usar computadores sem actualizações significa que as falhas no código não serão corrigidas e podem ser exploradas e conhecidas largamente, aumentando as hipóteses de ser atacado com sucesso”, disse o vice-presidente da segurança e pesquisa da empresa norte-americana, Rik Ferguson, no blogue da Trend Micro.

Para ficar mais protegido, o ideal é providenciar a instalação do Windows 10 no seu computador. Esse processo não é difícil, visto que os requisitos mínimos de hardware para a instalação são equivalentes aos do Windows 7.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here