BAD e Microsoft lançam plataforma digital para ajudar jovens africanos a aprender a codificar

0
1694

Tech

O Banco Africano de Desenvolvimento(BAD) e a empresa de tecnologia Microsoft, lançaram a Coding for Employment (Codificação para o Emprego), uma plataforma digital de treinamento que fornece competências digitais para os jovens Africanos.

A plataforma, lançada na Conferência Económica Africana de 2019 em Sharm El Sheikh, Egipto, pretende promover uma cultura de aprendizado contínuo entre os jovens e desenvolver a sua capacidade de moldar o futuro do continente.

A plataforma ministra cursos técnicos como desenvolvimento web, design, ciência de dados e marketing digital, e será constantemente adaptada para atender à demanda do mercado.

É acessível em dispositivos móveis, mesmo em configurações de baixa conectividade à Internet e possui uma interface acessível, fácil de navegar, segura e privada.

“O desafio do emprego dos jovens e do desenvolvimento de habilidades é uma questão complexa que requer pensamento sistêmico e parcerias ousadas para resolver a lacuna de habilidades existente e vincular os jovens a empregos decentes e sustentáveis”, disse Hendrina Doroba, executiva do Banco Africano de Desenvolvimento.

“Iniciativas inovadoras, como a plataforma de treinamento digital, representam nosso compromisso em ajudar a impulsionar o momento necessário. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, acreditamos que, por meio de parcerias dinâmicas como essas, podemos ajudar a construir uma economia baseada no conhecimento na África que não deixa ninguém para trás”, disse Ghada Khalifa, directora de filantrópicos da Microsoft para o Oriente Médio e África.

O objectivo é ampliar o programa para 130 centros de excelência em todo o continente por um período de 10 anos. E criar nove milhões de empregos, criando sinergias com o sectores público e privado em todo o mundo, para fornecer habilidades ágeis e colaborativas, orientadas pela demanda, para capacitar os jovens a se tornarem jogadores inovadores na economia digital.

A plataforma de treinamento Coding for Employment pode ser acessada  aqui em 54 países africanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here