Benguela, Huambo e Lubango com características para se tornarem cidades inteligentes

3500

Realizou-se recentemente em Luanda, uma conferência organizada pela Multitel com o objectivo de abordar temas relativamente a Industria 4.0 (Engenharia, Tecnologia, e Desenvolvimento Económico).

Durante o evento, foram abordados varias questões, dentre elas as cidades inteligentes em Angola, onde a cidade de Luanda foi totalmente desconsiderada na perspectiva de tornar-se uma cidade inteligente.

A cidade de Luanda foi totalmente afastada desta perspectiva, visto que foi considerada totalmente desordenada para o efeito.

Segundo o Eng.º Luis Todo Bom (PCA da Multitel) o anfitrião que abordou sobre a engenharia 4.0, garantiu que as únicas cidades em Angola que poderão ou têm potencial para tornarem-se cidades inteligentes, são as cidades de Benguela (Lobito e Catumbela), Lubango e Huambo.

O que é uma cidade inteligente?

Uma cidade avançada, com alta tecnologia que permite ligar pessoas, informação e elementos da cidade utilizando novas tecnologias. Uma cidade inteligente é baseada em trocas de informações entre os vários subsistemas.

Seis características essenciais de uma cidade inteligente

  • Economia inteligente;
  • Pessoas inteligentes;
  • Governance inteligente;
  • Mobilidade inteligente;
  • Ambiente inteligente;
  • Vida inteligente.

Durante a sua explanação, o PCA da Multitel reconheceu que algumas das cidades citadas não preenchem todas características, mas caso algumas delas forem melhoradas, de certeza que em Angola poderemos ter cidades inteligentes.

Concorda com este ponto de vista?

Veja mais fotos do evento: