BNA está a trabalhar para emissão da primeira moeda digital

2816

O Banco Nacional de Angola (BNA) está nesse momento a criar condições para se poder fazer a primeira emissão de moeda digital nos próximos tempos, no âmbito da modernização dos instrumentos de pagamento.

Essa informação foi revelada por José de Lima Massano, Governador do BNA, falando na 109.ª reunião do Comité de Política Monetária, informando que a principal instituição bancária pretende dar continuidade à modernização dos instrumentos de pagamento, com realce para os pagamentos móveis, mas também preparar o trabalho para a moeda digital de Angola.

Poderemos não ter ainda, no final deste ciclo, mas pelo menos queremos ter toda a avaliação técnica e, caso se decida pela sua emissão, também teremos as condições básicas para permitir que tal venha a acontecer“, frisou.

MAIS: Angola entre os países africanos que permitem a utilização de criptoativos

As moedas digitais, também conhecidas como moedas virtuais ou criptomoedas, surgiram em 2009 e funcionam a partir de uma rede descentralizada (sistema ponto-a-ponto, do inglês peer to peer), possibilitando transferências de uma pessoa para outra sem a intermediação de um banco.

A primeira criptomoeda a aparecer no mercado foi o Bitcoin, criada em 2009 por Satoshi Nakamoto, que não se sabe ao certo se é um único programador ou grupo de programadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui