Caminhos de ferro vão recorrer as novas tecnologias para garantir segurança de pessoas e bens

0
315

O recurso a novas tecnologias, nomeadamente câmaras de vídeo-vigilância, drones e sensores, vão ser utilizados para a protecção das linhas férreas e equipamento circulante dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), de Luanda (CFL) e de Moçâmedes (CFM).

Essa informação foi decidida na mais recente reunião de concertação sobre segurança ferroviária do CFB, CFL e CFM, realizada na cidade do Lobito, na última semana, entre os conselhos de administração destas empresas, Polícia Nacional e magistrados.

Segundo a nota oficial da reunião, os conselhos de administração das três companhias vão realizar campanhas de comunicação sobre a importância dos caminhos de ferro, voltadas à necessidade da segurança de todos os seus componentes.

MAIS: Pagamento eletrónico chega as linhas férreas de Angola

Uma das responsabilidades da Polícia Nacional será intensificar o controlo dos canais de compra e venda e reciclagem do material ferroso, segundo o comunicado.

Por outro lado, Manuel Kanda Kanda, secretário para Administração para as Infra-estruturas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, também presente na reunião, frisou que se deve desenvolver acções que podem ser realizadas a curto prazo e envidar esforços de uma forma conjunta para a sua materialização.

O sucesso desta actividade só se vai reflectir, do ponto de vista qualitativo, quando as comunidades onde passam os comboios começarem a perceber que a preservação deste bem público satisfaz, em grande medida, a perspectiva económica das regiões, das empresas e sobretudo do país”, enfatizou.

De informar que além dos PCA das três companhias ferroviárias dos país, estiveram presentes na reunião, de dois dias, o segundo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe António Pedro Candela, e os comandantes provinciais de Benguela, Huambo, Bié, Moxico, Luanda, Cuanza Norte, Malanje, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here