Celebra-se hoje o “Dia da Internet Segura”. Como se proteger online?

0
1510

Hoje 07 de fevereiro, celebra-se o “Dia da Internet Segura”, uma data importante para relembrar a todos dos perigos e riscos existentes na Internet.

O Dia da Internet Segura foi criado pela Rede Insafe na Europa, a iniciativa reúne mais de 100 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre, seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

A Internet é hoje em dia o mais importante aliado das comunicações entre pessoas. Ferramenta utilizada para quase tudo o que fazemos no quotidiano, exige muitas precauções, já que no mundo tecnológico, nem tudo são facilidades.

A privacidade, hoje em dia, depende de termos conhecimento do que estamos a expôr para desconhecidos.

Em um mundo onde, cada vez mais, todos estão conectados e expostos, muitas vezes mistura-se a vida privada e pública, onde são reveladas identidades e informações pessoais e não só. A privacidade online é uma preocupação crescente, visto que muitos hoje fazem o uso das novas tecnologias sem a devida orientação.

Muitos especialistas no assunto destacam que um dos grandes desafios na área de segurança e privatidade na internet é buscar caminhos e soluções para garantir a protecção dos dados que a maioria dos internautas disponibilizam, sem ter consciência da gratuidade de serviços e produtos oferecidos na internet.

É importante saber que, os criminosos se aproveitam de notícias de grande interesse para oferecer suposto acesso a detalhes que não estão disponíveis por fontes oficiais e, assim, lançar campanhas e programas maliciosos com a intenção de infectar o maior número de vítimas possível, através de notícias falsas.

Deixamos aqui algumas orientações que podem ser úteis para se manter segura na internet:

  • Tenha cuidado ao pesquisar informações sobre notícias que acabaram de acontecer. Sempre que possível, procure directamente fontes que ofereçam notícias oficiais.
  • Promoções que parecem boas demais para ser verdade, provavelmente não são. Não clique em links de fontes duvidosas. E se você clicar sobre esses anúncios, não divulgue informações pessoais ou confidenciais.
  • Verifique se o seu computador está actualizado com todas as actualizações de software
  • Utilize um software de protecção. Lembre-se que a curiosidade e descuido podem causar problemas sérios em seus dispositivos e pode até causar a perda de dados pessoais e dinheiro.

Seja a mudança por uma internet mais segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here