Censo Digital 2024 forma mais de 180 engenheiros informáticos em Benguela

947

Mais de 180 engenheiros informáticos de Benguela foram capacitados com o objetivo de garantir a operacionalidade do sistema operativo durante o Censo Geral da População e Habitacional, que começa no dia 19 do próximo mês.

Pelo que foi revelado, a ação formativa teve a duração de sete dias e foi dividida em duas vertentes, sendo uma teórica e outra prática. De acordo com o diretor do INEA em Benguela, a formação faz parte do cronograma de preparação, visando o alcance de resultados positivos. José Maria Martins informou que as condições estão asseguradas.

O vice-governador para o Sector Técnico e de Infraestruturas de Benguela, Adilson Gonçalves, destacou a responsabilidade que os técnicos têm na obtenção de resultados. Na qualidade de coordenador adjunto da Comissão Provincial do Censo 2024, o vice-governador disse que para se definir as políticas habitacionais tem de se saber o número da população existente.

MAIS: Condições tecnológicas asseguradas no Censo Digital 2024, revela Governo

Tudo está intrinsecamente ligado ao Censo, que, como sabemos, não é só da população, inclui também a habitação, de forma a trabalhar-se melhor nos projetos de reordenamento das cidades”, justificou.

De informar que o Executivo Angolano vai realizar o segundo Censo da População e Habitação em 2024, mas pela primeira vez de modo digital, isto é, a recolha de informações será feita por tablets com aplicativo de recolha de dados – CAPI, resultante da atualização da cartografia em curso até finais de 2023, revelou uma nota de imprensa do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a nota, que a redação da MenosFios teve acesso, o INE e a instituição que irá preparar as condições técnicas de todo o processo de Recenseamento da População e Habitação a ser efetuado em todo o território nacional, abrangente aos cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente, bem como unidades de alojamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui