Chat GPT: o que é, como funciona e como usar?

6059

O Chat GPT, ou Generative Pre-Trained Transformer, é uma variante do popular modelo de linguagem GPT-3, projeCtado especificamente para aplicativos de chatbot. Ele é treinado num grande conjunto de dados de textos de conversação, tornando-o adequado para gerar respostas semelhantes às humanas num contexto de chatbot.

O uso da Inteligência Artificial já é uma realidade no mercado digital. Seja para a realização de atendimentos ou suporte, essa tecnologia se mostra cada dia mais avançada e pode auxiliar na escalabilidade de muitos negócios.

E no final de 2022, essa inovação ganhou mais uma ferramenta que promete alavancar o mercado: o Chat GPT. Criado pela Open AI, empresa que tem entre fundadores e investidores nomes como Elon Musk e Sam Altman, o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial utilizada para gerar diálogos virtuais.

Para isso, ela utiliza algoritmos que realizam o processamento de linguagem que possibilita a interação humana com o computador. Vale dizer que o realismo dos diálogos criados no Chat GPT se deve ao uso da tecnologia Machine Learning, o que significa que o algoritmo utilizado faz com que o sistema aprenda com as interações e torne o diálogo cada vez mais refinado.

Na prática, uma conversa com o Chat GPT tende a se tornar cada vez mais realista, já que a cada conversa a máquina aprende novas palavras e expressões.

Como funciona o Chat GPT?

O Chat GPT, parece um chatbot usual à primeira vista, com uma interface bem simples e intuitiva. Mas quando o diálogo com o GPT começa é que o usuário se dá conta do grande avanço tecnológico que essa tecnologia dispõe.

Logo no primeiro contacto, o funcionamento é semelhante com um envio de SMS ou qualquer aplicativo de mensagem instantânea. O usuário escreve mensagens na caixa de texto, que pode ser em formato de comando, e o Chat GPT começa a responder com base em Inteligência Artificial.

Tudo que é respondido pelo GPT tem como base respostas anteriores e representa aprimoramento da sua programação inicial. Isso é possível pelo uso da tecnologia de aprendizagem de máquina ou Machine Learning.

Esse reconhecimento padrão então vai sendo afinado a cada interação do sistema com um novo usuário. Na prática, a tecnologia utilizada no Chat GPT pode ser empregada para automação de diversas tarefas, como:

  • Assistentes virtuais;
  • Bots de atendimento;
  • Serviço de suporte.

Para isso, é necessário que uma larga escala de informações e dados sejam usados para refinar cada vez mais o desempenho do GPT.

Qual é a principal diferença do Chat GPT para outros chatbots?

À primeira vista pode até parecer que o Chat GPT é apenas mais um chatbot, mas, como já explicamos, ele leva a funcionalidade desse recurso a um próximo nível.

Isso porque o Chat GPT consegue criar diálogos realistas e tem uma capacidade de resposta semelhante a assistentes virtuais de última geração.

Já os bots de conversa convencionais, embora sejam muito úteis para os negócios digitais, são mais limitados a atendimentos breves e não apresentam o mesmo nível de aprendizagem de máquina.

Normalmente, um chatbot tradicional é excelente para redirecionamentos para páginas de FAQ, para abrir chamadas para suporte e/ou realizar consultas de informações online.

Como usar o Chat GPT?

A utilização do Chat GPT ainda não é monetizada. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode acessar a ferramenta para teste.

Isso é feito para facilitar a colecta de dados para aprimoramento do sistema e, assim, otimizar a experiência dos usuários.

A expectativa dos investidores da Open AI é que a ferramenta seja monetizada futuramente, inclusive já existem planos para isso acontecer.

Mas enquanto os planos pagos não chegam, confira abaixo como usar o Chat GPT. Veja:

Acesse a página da ferramenta, clicando aqui;
Faça o seu cadastro na plataforma;
Após o cadastro, você estará logado e pode utilizar o Chat GPT;
Utilize a caixa de texto no meio da página para fazer uma pergunta;
Clique na seta de envio para receber uma resposta.

O Chat GPT é treinado numa ampla variedade de textos, incluindo piadas, por isso está bem equipado para gerar respostas bem-humoradas a esse prompt. Você pode até mesmo especificar um tipo específico de piada para o qual está a fim, como “Conte-me uma piada toc-toc”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui