China cria o primeiro processador totalmente feito por uma IA

1450

O conflito entre os Estados Unidos e a China dificilmente terá um fim à vista e as tecnologias avançadas de Inteligência Artificial são o mais recente mote para a discórdia entre as duas nações.

As mais recentes notícias, baseadas no relatório “Semiconductor Industry Vertical and Horizontal”, revelam que uma equipa do Instituto de Tecnologia de Computação da Academia Chinesa de Ciências usou a tecnologia de Inteligência Artificial para projetar e desenhar o primeiro chip de CPU totalmente automático do mundo sem qualquer intervenção humana.

O documento com todas as informações sobre o projeto foi lançado no final de junho de 2023 e pode ser consultado aqui.

O processador, designado por Qimeng Nº 1 ou Enlightenment Nº 1, foi criado a partir do conjunto de instruções RISC-V com uma arquitetura de 32 bits, com base no algoritmo BSD Binary Speculation Diagram (BSD). O mecanismo inteligente conseguiu gerar 4 milhões de portas lógicas num total de 5 horas, o que é 4.000 vezes maior do que o chip que pode ser projetado pelo GPT-4.

MAIS: A China na conquista da Inteligência Artificial

Este chip foi posto a funcionar no sistema operativo Linux onde se executou o teste SPEC CPU2000 e concluiu-se que este processador oferece um desempenho semelhante ao 486 da Intel.

O Qimeng Nº 1 é então o primeiro chip de processador do mundo totalmente gerado automaticamente sem intervenção qualquer intervenção manual. Conta com o processo de fabrico de 65 nm e uma frequência de 300 MHz.

No entanto, para já, o nível destes processadores ainda não pode ser comparado com a atual geração de CPUs avançados. Mas como a tecnologia de IA está a avançar a um ritmo alucinante, possivelmente em pouco tempo haverá mais novidades nesta área, contribuindo para um melhor e mais automático design dos chips.

Para além disso, espera-se que os processadores gerados apenas por IA consigam atingir ou até superar o nível projetado por especialistas humanos dentro de 5 ou 10 anos e, eventualmente, qualquer pessoa consiga criar um chip sem ser exatamente um profissional na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui