Chrome vai avisar se a sua senha foi descoberta na web

730

A Google anunciou uma nova função para o Chrome que visa alertar o utilizador quando uma password utilizada online já foi descoberta na web. O recurso irá funcionar com todos os sites que têm credenciais guardadas no navegador.

A ideia é que, ao tentar fazer um novo login, o programa fará um varrimento automático em bases de dados de informações desvendadas e avisará se o utilizador foi comprometido.para  além disso, a ferramenta também deve dizer se a sua senha está a ser usada em outros serviços e vai recomendar a troca para fortalecer a segurança.

A tecnologia foi desenvolvida em cima de uma extensão do Chrome com o mesmo nome, lançada no começo do ano e que já foi baixada mais de um milhão de vezes. Segundo a empresa, quase metade dos usuários descobriram que suas senhas estavam comprometidas.

Espera-se que um cada vez maior número de pessoas utilize o serviço de alertas, uma vez que já não será mais necessário instalar um plugin no navegador, aumentando as hipóteses de prevenir ataques. Actualmente, a extensão Password Checkup acumula mais de 950 mil instalações.

Numa pesquisa realizada pela gigante, mais de 4 bilhões de senhas foram comprometidas por conta de vazamentos de empresas terceirizadas. O objectivo da Google, agora, é colocar essa ferramenta como padrão no Chrome e em outros serviços da empresa.