Cientistas criam lentes de contacto controlada pelos movimentos do olho

539

Hoje em dia a ciência está muito evoluída, e a cada dia que passa várias inovações estão a ser construídas, a prova viva é que, e Assentos de hemorragia nasal podem em breve ser coisa do passado.

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego criaram um protótipo de lente de contacto controlada pelos movimentos do olho. Os usuários podem fazer as lentes aumentar ou diminuir o zoom simplesmente piscando duas vezes. Um artigo detalhando as descobertas da equipe foi publicado este mês na Advanced Functional Materials.

As lentes biomiméticas são feitas de filmes de polímeros elásticos que respondem aos sinais eléctricos gerados por seus olhos quando eles fazem um movimento, como piscar. Conhecidos como sinais eletro-oculográficos, os humanos são capazes de emitir os impulsos eléctricos quando estão a dormir. “Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o seu globo ocular e gerar esse sinal eletro-oculográfico”, disse o pesquisador-chefe Shengqiang Cai à New Scientist.

É importante aqui salientar que, o protótipo só funciona em um equipamento especial, e os sujeitos do teste tinham uma série de eléctrodos colocados ao redor dos olhos. Os cientistas esperam que sua invenção possa ser usada em próteses, óculos ajustáveis ​​e robótica operada remotamente no futuro.