CINFOTEC já formou cerca de 13 mil cidadãos

926

O CINFOTEC, é uma instituição de formação profissional tecnológica, tutelada pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, actua no sistema Nacional de Formação Profissional, no domínio das tecnologias aplicadas. Ministra cursos de nível IV, tendo como modelo de funcionamento o relacionamento privilegiado com empresas e demais instituições públicas e privadas, do sector produtivo da indústria nacional, com as quais estabeleceu parcerias.

Segundo Gilberto Figueira (Director Geral do CINFOTEC), cerca de treze mil cidadãos foram formados no Centro Integrado de Formação Tecnológica, desde a sua entrada em funcionamento há 10 anos. Actualmente encontram-se em formação mais de 600 jovens, prevendo-se até o final do ano em curso um balanço total para as duas unidades de 14 mil e 567 formandos, durante os 10 anos de existência dos centros de Talatona (primeiro) e do Rangel (segundo).

O responsável destacou ainda que os cursos de qualificação e técnico registaram um índice de empregabilidade em torno de 85%, que permitiu empregar jovens formados nos cursos de mecânica de manutenção industrial, electricidade de manutenção industrial, automação industrial, mecânica automóvel, telecomunicações, electrotecnia, soldadura, tecnologia de informação e comunicação, transporte e logística, entre outros.

Quanto a expansão do centro, fez saber que pretende-se criar a terceira unidade do Cinfotec na província do Huambo que terá a capacidade para albergar 830 alunos por período. “Neste momento está a decorrer as negociações, já existe o terreno, aprovação da matriz arquitectónica e os cursos serão leccionados com as necessidades locais