Comissão do Mercado de Capitais alerta sobre operações ilegais usando criptomoedas em Angola

0
1469

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), fez sair uma nota onde alerta que uma referida entidade que actua através do website “petronpay.com” e também utiliza  um contacto telefónico, tem estado a oferecer soluções de investimentos nos mercados financeiros por via de Bitcoin a interessados, numa operação sem garantias das instituições de supervisão.BitcoinNo mês passado, adianta, a Petronpay realizou um workshop, proferido por António Nascimento, sobre o tema “Aprenda sobre o mundo da criptomoeda”, na zona do Patriota, em Luanda, em que o mesmo serviu para abordagem de temas relacionados com os mercados financeiros.

A CMC avança que as pessoas individuais ou colectivas que efectuem operações de investimento através da “Petron Pay” não dispõem dos mecanismos de protecção a que estão sujeitos os investidores que realizam operações de investimento por intermédio de entidades registadas junto deste regulador.

A entidade dedica-se à comercialização de pacotes de investimento em activos do sector petrolífero, sendo os referidos pacotes acessíveis ao público mediante pagamento por Bitcoins. “Alertamos para o facto da entidade que actua através do supra identificado website não estar autorizada nem registada junto da CMC, para o exercício de qualquer actividade de intermediação financeira em Angola, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do artigo 321º do Código de Valores Mobiliários”.

Nessa base, conforme a CMC, todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a Petronpay poderão contactar este organismo regulador do mercado de valores mobiliários para os devidos esclarecimentos e suporte institucional.

O Bitcoin é uma moeda virtual, não é emitida por governos, apareceu em 2008, no grupo de discussão “The Cryptography Mailing“. Naquela época, poucos imaginavam a valorização e importância que teria no futuro.

O Bitcoin tem um funcionamento semelhante ao dinheiro de papel convencional, onde uma pessoa transfere para outra. Só que tudo isso acontece no meio digital, sem intermediário, como bancos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here