Como ser produtivo ao trabalhar remotamente

235

Trabalhar remotamente é cada vez mais uma realidade na área da Tecnologia. De acordo com o estudo feito pela Society for Human Resources Management, a maioria dos profissionais de Recursos Humanos indicam que ir ao local de trabalho reduz a produtividade das empresas.

As pessoas que decidem trabalhar remotamente pensam que conseguem facilmente continuar a ser produtivas em casa. No entanto, há muitas coisas que as podem distrair, como gastar muito tempo nas redes sociais, adiar a execução de determinadas tarefas, perder o foco, etc.

Ser produtivo é a chave para o seu sucesso e para o sucesso da empresa onde trabalha, pelo que neste artigo vamos partilhar algumas dicas fundamentais para manter os níveis de produtividade elevados caso tenha a oportunidade de trabalhar remotamente.

Estabeleça um horário para a execução das suas tarefas

Ao trabalhar remotamente é preciso definir o horário em as tarefas serão executadas, caso contrário vai correr o risco de executar as tarefas muito em cima dos prazos estabelecidos. Depois de definir a sua rotina é importante manter a disciplina para cumprir o horário estipulado, permitindo que seja produtivo trabalhando remotamente. Até porque muitas empresas têm profissionais a trabalhar remotamente em locais com diferença horária e muitas vezes exigem que trabalhe a umas determinadas horas para se realizarem reuniões de ponto de situação, code reviews, etc. Ao trabalhar neste tipo de ambiente tem muita liberdade, visto que não existe um controlo tão grande se está a cumprir as suas tarefas. Trabalhar remotamente exige muita responsabilidade e disciplina, para que não perca o foco e se mantenha produtivo.

Planeie as suas tarefas

Depois de definir o horário do dia em que vai executar as suas tarefas, faça um planeamento em que constam todas as suas tarefas, metas de curto e longo prazo. Dê prioridade às tarefas mais urgentes e mantenha o foco na realização das tarefas mais importantes diariamente. Tenha em conta as reuniões que podem acontecer ao longo da semana e bloqueie tempo do seu dia de trabalho para se concentrar nas tarefas mais importantes.

Crie um espaço de trabalho incentivador

Apesar de ao trabalhar em casa poder sentir menos pressão na execução das tarefas, deve estabelecer objectivos diários e realizar o trabalho com o corpo e a alma, procurando estar sempre motivado. Há quem diga que ao ouvir música enquanto se trabalha ajuda também na produção. Não se esqueça que é muito importante ter uma boa conexão à internet para estar em contacto com a sua equipa e ter acesso às ferramentas usadas: Github, Jira, etc.

Faça pausas regulares

Tendo em conta que ao estar a trabalhar sozinho não terá colegas para dialogar pessoalmente, é fundamental realizar durante o dia algumas pausas para descontrair e recuperar os níveis de concentração. Os especialistas avançam que as pausas no decorrer do trabalho ajudam os funcionários a manter se motivados. Caso se comece a sentir muito isolado, uma boa opção é começar a trabalhar a partir de um espaço de coworking. Há muitos profissionais da área da tecnologia que trabalham nestes espaços, sendo que é uma excelente oportunidade para fazer contactos e até debater ideias para os projectos da sua empresa e tirar dúvidas com pessoas externas à mesma.

Concentre-se no resultado final

Em jeito de resumo, ao trabalhar remotamente é importante não perder o foco no trabalho, manter um ambiente de trabalho adequado e sem distrações para a execução das suas tarefas e gerir o seu tempo de forma eficiente.

Caso procure emprego na área da Informática e Tecnologias da Informação, consulte na Jobartis as várias ofertas de emprego que estão em aberto neste momento.